Aprenda a preparar tender com melado e salada (de romã) e saiba qual é o vinho (tinto e fresco) que faz bom par com essa receita. A foto é de Daniel Teixeira.
VEJA TAMBÉM
Love me TENDER
INGREDIENTES
Para o tender com melado de romã e mostarda
1 tender bolinha
260 ml de melado de romã
4 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
2 colheres (sopa) de uísque
Especiarias em pó: canela, cravo, gengibre e noz-moscada
10 a 12 cravos da índia
Para a salada de romã e tomate
1 caixa de tomate cereja vermelho
1 caixa de tomate cereja amarelo
1 cebola-pérola
Sementes de 1 romã
2 colheres (sopa) de melado de romã
1 xícara (chá) de azeite
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
15 folhas de manjericão
Sal a gosto
Pimenta-do-reino
Especiarias em pó: canela, cravo, gengibre e noz-moscada
PREPARO
Tender
- Misture em uma vasilha o melado de romã, o uísque, a mostarda de Dijon e as especiarias. Mexa bem para deixar a textura homogênea.
- Coloque o tender na assadeira, com a gordura virada para cima. Com a ponta da faca, faça cortes (losangos) na superfície do tender e espete os cravos nas intersecções dos cortes.
- Despeje a mistura de melado e uísque sobre o tender e espalhe muito bem, deixando escorrer o que sobrar na assadeira.
- Leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 20 minutos – ou até que a temperatura interior da carne seja de 110 graus. Cuidado para não assar demais. Se necessário, proteja a superfície com papel alumínio durante o processo e tire alguns minutos antes para dourar.
- Retire o tender do forno e reserve o molho que restou na assadeira.
- Fatie metade do tender, deixando a outra metade inteira para enfeitar. Coloque no prato de servir, acompanhado da salada de tomate e romã. Aqueça o molho do cozimento do tender e sirva num pote à parte.
Salada de romã e tomate
- Corte os tomates e a cebola em cubos bem pequenos. Abra a romã e tire as sementes. Misture.
- Misture o azeite, o melado de romã e os temperos. Tempere a salada com o molho, distribua o manjericão e sirva com o tender.
NAS TAÇAS
Para o tender, que geralmente é preparado com fruta, mel e outros ingredientes chegados ao açúcar, busque vinhos frescos, como os produzidos pelos crus de Beaujolais, região que já foi patinho feio, mas que hoje tem a crítica na mão. Outras sugestões são os que trazem toques de especiarias, como os que têm Syrah, seja nos cortes GSM (Grenache, Syrah e Mourvèdre) ou em carreira solo. Pela doçura, os mui estimados Primitivos de Puglia e de Manduria fazem bonito (Isabelle Moreira Lima).
A PROPÓSITO… O QUE É TENDER?
Tecnicamente ele é um presunto, feito com pernil de porco defumado – ganhou este nome numa jogada de marketing nos Estados Unidos, quando foi apresentado como um presunto “tender made”, ou seja, feito com carinho. A carne é tenra e vai bem com diferentes tipos de marinada, das doces às salgadas, com as alcoólicas e com as que levam frutas.