4 outubro 2023 em Saúde

5 mil pessoas de todas as regiões serão entrevistadas; trabalho deve ser divulgado em 2025 

Está em andamento a elaboração da quarta edição do Inquérito de Saúde, ISA-Capital 2023. O trabalho é uma parceria da Prefeitura com a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Durante dez meses, 5 mil pessoas de todas as regiões da cidade serão entrevistadas sobre hábitos de vida e uso de serviços de saúde.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 219 pessoas já foram entrevistadas desde 19 de agosto. Foram sorteados 180 setores censitários, sendo 30 de cada uma das seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) da cidade.

Já as residências são escolhidas por amostragem e distribuídas para os 40 entrevistadores. Capacitados pela USP, eles aplicam os questionários durante todos os dias da semana, de acordo com a disponibilidade do morador. O tempo médio da entrevista varia entre 40 minutos e 1 hora e 30 minutos.  

Questionário

O questionário aborda tópicos como condições socioeconômicas, características da família e domicílio, acidentes e violências, utilização de serviços de saúde, exames preventivos, imunização, utilização de medicamentos, saúde mental, comportamentos relacionados à saúde e presença de animais no domicílio.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Com investimento de R$ 1,7 milhão, o ISA-Capital  deve “nortear a criação ou aprimoramento de políticas públicas na área da saúde e contribuir para a elaboração do Plano Municipal de Saúde nos próximos anos”, de acordo com a SMS.

A divulgação dos resultados está prevista para 2025.  As últimas edições do inquérito ocorreram nos anos de 2003, 2008 e 2015.

Além do uniforme da FSP, a população poderá confirmar a identidade do aplicador por meio de um QR code impresso no crachá ou visitar a página da pesquisa que contém a foto, nome e o RG dos envolvidos no trabalho.