27 outubro 2023 em Subprefeituras

Composto doado pela Prefeitura de São Paulo é utilizado como insumo em jardins e praças

A compostagem é um processo de transformação de resíduos orgânicos — tais como restos de frutas, legumes e verduras (FLV) — em composto orgânico, que pode ser usado como adubo em hortas, jardins e vasos.

Em São Paulo, esse composto está disponível para retirada nos cinco Pátios de Compostagem, nas subprefeituras Lapa, Sé, Mooca, São Mateus e Ermelino Matarazzo. Basta contatar a Prefeitura pelo e-mail compostagem@smsub.prefeitura.sp.gov.br

A iniciativa está ligada ao projeto “Feiras e Jardins Sustentáveis”, que teve início em 2015. De janeiro a junho de 2023, esses espaços receberam mais de três mil toneladas de resíduos orgânicos e a criação de outros oito pátios está prevista pelo Plano de Metas da Prefeitura até o fim da gestão. 

Como funciona

De terça-feira a domingo, os resíduos de FLV que abastecem os pátios de compostagem vêm das feiras de alimentos realizadas na Capital paulista. Equipes de educação ambiental das empresas de varrição orientam os feirantes a participar do projeto e deixar os restos de frutas, verduras e legumes que iriam para o lixo dispostos em sacos da Prefeitura. 

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Ao final da feira, os agentes de limpeza passam para recolher esse material, que é encaminhado para os pátios de compostagem da cidade. Lá, são misturados com restos de poda de árvore picada, provenientes do serviço público de poda, que têm a função de permitir a passagem de ar no interior da mistura. 

O material é então disposto em canteiros chamados leiras, onde ficam em contato com oxigênio e umidade — condições que permitem a ação dos microrganismos que transformam os resíduos em composto orgânico capaz de promover melhorias nas condições químicas e físicas do solo.

As leiras são alimentadas uma vez por semana e homogeneizadas a cada 30 dias. Ao final de 120 dias o composto está pronto e é retirado, peneirado e preparado para ser distribuído a agricultores familiares e projetos sociais desenvolvidos por ONGs. Ele tem cheiro, cor e textura parecidos com a terra comum. 

O processo de compostagem tem como vantagens reduzir a quantidade de alimentos descartados e encaminhados a aterros sanitários, contribuir para a manutenção de hortas, jardins e outras plantações pela cidade e colaborar com a redução das emissões de gases do efeito estufa. Ele também pode ser realizado de forma caseira. Um guia prático de compostagem doméstica está disponível aqui.

Serviço

Pátios de Compostagem da Prefeitura

  • Avenida José Maria de Faria, 487 – Lapa
  • Avenida do Estado, 3.330 – Sé
  • Rua Cirino de Abreu, 456 – Mooca
  • Rua Forte de Araxá, 409 – São Mateus
  • Rua Eduardo Kiyoshi Shimuta, próximo ao número 111 – Ermelino Matarazzo

Horário de funcionamento e visita: de terça-feira a domingo, das 6h às 22h. Caso haja interesse de visitar um dos pátios ou retirar composto orgânico em grande quantidade, é preciso entrar em contato pelo e-mail: compostagem@smsub.prefeitura.sp.gov.br