19 junho 2023 em Meio Ambiente

Iniciativas buscam estimular práticas mais saudáveis de consumo de alimentos

Entre bairros residenciais e canteiros de bares e restaurantes, as hortas comunitárias conquistaram um espaço significativo na urbanidade de São Paulo. Além de contribuírem para a segurança alimentar, os cultivos fortalecem a consciência ambiental e estimulam práticas mais saudáveis de consumo.

A capital paulista conta atualmente com 347 hortas urbanas registradas na plataforma Sampa+rural, que reúne iniciativas relacionadas à agricultura e turismo sustentável e é organizada pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. No site da plataforma, é possível localizar as hortas.

O Estadão Expresso Bairros selecionou 6 hortas comunitárias em diferentes bairros de São Paulo para você se engajar. Confira a lista:

 

Horta City Lapa

 

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Focada em Plantas Alimentícias Não-Convencionais (Pancs), a horta comunitária da City Lapa foi criada em 2014 como alternativa para revitalizar a esquina das ruas João Tibiriçá e Barão de Itaúna, no Alto da Lapa. As atividades são coordenadas pela nutricionista Neide Rigo. Os mutirões ocorrem sempre no segundo domingo de cada mês e o horário é divulgado no Instragram: @neiderigo

Endereço: entre as ruas Barão de Itaúna e João Tibiriçá

 

Horta Comunitária da Saúde 

 

Próxima à estação de metrô Saúde, em Mirandópolis, a horta é resultado de uma parceria da Subprefeitura  Vila Mariana com moradores da região para evitar o acúmulo de lixo na área. Funcionando em um sistema agroecológico, a horta utiliza a técnica da compostagem para recicla alimentos que seriam descartados. Os mutirões acontecem toda segunda-feira e domingo pela manhã. 

Endereço: rua Paracatu, n° 66, Parque Imperial

 

AgroFavela-Refazenda

 

Com uma capacidade para cerca de mil pés de verduras, os 900 metros quadrados de horta em Paraisópolis reúnem o plantio de legumes, verduras, frutas e hortaliças de todas as variedades. A produção é inteiramente doada para moradores da comunidade. São oferecidas oficinas e vendas de produtos para a manutenção das atividades via instagram, pelo perfil @agrofavela_refazenda.  

Endereço: rua Itamotinga, n°100, Paraisópolis 

 

Horta CCSP

 

Em parceria com a rede Hortelões Urbanos, a horta comunitária do Centro Cultural São Paulo tem como objetivo produzir alimentos de qualidade e ampliar a relação entre o CCSP e seus frequentadores. Os mutirões são organizados mensalmente e divulgados previamente no instagram @centroculturalsp.

Endereço: rua Vergueiro, n° 1000, Paraíso

 

Horta das Cojuras

 

Cultivada na Praça das Corujas, na Vila Beatriz, a horta é aberta para acesso de moradores e voluntários. A única regra de convivência é a proibição da entrada de animais. Para participar das ações, basta acompanhar o grupo nas redes sociais.

Endereço: Avenida das Corujas, 39, Vila Beatriz

 

Horta Orgânica da Tia Bela

 

Montada no terreno entre as torres das linhas de transmissão de energia da Enel, na região de São Mateus (zona leste), a horta da Tia Bela surgiu como uma opção para ocupar 27 terrenos inutilizados na região. O projeto beneficia diretamente cerca de 400 famílias com a doação de legumes e hortaliças. Mais informações podem ser obtidas no instagram @hortadatiabela

Endereço: rua Sargento Noel de Camargo, 785

 

Luiza Nobre