Como transitar pelo vocabulário básico da pandemia do novo coronavírus, sem arrastar dúvidas sobre o que significa lockdown e outros termos que ouvimos e falamos todos os dias
DOENÇA
CORONAVÍRUS
Família de vírus que causam infecções respiratórias. Eles variam do resfriado comum a doenças mais graves, como Síndrome Respiratória no Oriente Médio (MERS-CoV) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV) e a própria covid-19.
SARS-COV-2
É o nome técnico oficial do vírus. Para diferenciar essa nova variação, muitos se referem a ele como novo coronavírus.
NOVO CORONAVÍRUS
O novo coronavírus, descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na cidade de Wuhan, na China, provoca a doença covid-19.
Pessoas infectadas pelo coronavírus, com sintomas, têm uma doença chamada covid-19. Quem morre por causa da infecção morre de covid-19. Indivíduos não morrem de coronavírus. Ele é o agente infeccioso. Covid-19 é a doença que ele provoca
COVID-19
É o nome da doença respiratória causada pelo novo coronavírus. Trata-se da abreviação de Coronavirus Disease 2019 (Doença Coronavírus 2019, em português).
TRANSMISSÃO
EPIDEMIA
Um grande surto que afeta uma região maior ou país. O número de casos que indica a presença de uma epidemia varia conforme o agente, o tamanho e o tipo de população exposta, sua experiência prévia ou ausência de exposição à doença, e o lugar e tempo de ocorrência.
PANDEMIA
A propagação mundial de uma doença é chamada de pandemia. Milhares de pessoas em vários países são afetadas e a transmissão é sustentada.
TRANSMISSÃO LOCAL
São casos de pessoas que se infectaram porque tiveram contato com indivíduos infectados que trouxeram o vírus depois de ser expostas ao vírus fora do País, em viagens.
TRANSMISSÃO SUSTENTADA
Também chamada de transmissão comunitária, é quando se forma uma cadeia de contaminação entre pessoas de uma mesma localidade que não viajaram e não tiveram contato com quem viajou. A doença está espalhada.
PERÍODO DE INCUBAÇÃO
Varia entre o momento de contaminação e a apresentação de sintomas. No caso do novo coronavírus, os sintomas são febre, acompanhada de tosse seca ou falta de ar. Mesmo as pessoas que não apresentam os sintomas podem contaminar outras pessoas durante o período de incubação, que varia de 2 a 14 dias.
CASO ASSINTOMÁTICO
Quando a pessoa tem um vírus, mas não desenvolve os sintomas da doença. Ela pode transmitir o novo coronavírus sem saber.
GRUPOS DE RISCO
Pessoas que têm mais chances de serem contaminadas e apresentarem casos mais graves. No caso da covid-19, são idosos, pessoas com doenças crônicas como diabete e hipertensão, doenças respiratórias e fumantes.
MEDIDAS DE CONTROLE SOCIAL
ACHATAR A CURVA
Significa adotar estratégias para que a contaminação das pessoas aconteça de forma mais lenta, de modo a não sobrecarregar ou implodir o sistema de saúde (distanciamento, isolamento, quarentena, lockdown).
COLAPSO NA SAÚDE
Quando o vírus infecta uma população ao longo de vários meses ou anos, e não em poucas semanas, o sistema de saúde tem mais condições de atender os doentes. No caso, doentes do novo coronavírus e de outras doenças que continuam a existir.
DISTANCIAMENTO E ISOLAMENTO
São medidas preventivas para reduzir o contato pessoa a pessoa em uma determinada comunidade. O objetivo é prevenir, interromper ou diminuir a propagação da doença. Entre as recomendações estão ficar em casa, trabalho remoto, cancelar eventos, fechar escolas e comércios não-essenciais e evitar o transporte público.
LOCKDOWN
Bloqueio total. Fechamento completo. É a medida mais extrema, em que o distanciamento e o isolamento ficam ainda mais rígidos. Todas as pessoas que não atuam em serviços essenciais ficam proibidas de sair para a rua.
QUARENTENA
É o isolamento de determinada pessoa, ou grupo, por um certo período, de forma a evitar a tramissão de uma doença. A medida pode ser decretada por até 40 dias prorrogáveis. Ela é estabelecida por autoridades nacionais, estaduais ou municipais. Só serviços essenciais como hospitais, farmácias, supermercados e transportes funcionam. Comércios devem fechar, mas pode haver serviço de delivery.
PLANO DE CONTINGÊNCIA
É o documento que define as responsabilidades estabelecidas em uma organização, para atender a uma emergência, e também reúne informações detalhadas sobre todas as áreas envolvidas. O Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus define o nível de resposta e a estrutura de comando correspondente a ser configurada.
- A cobertura da pandemia em tempo real
- O que fazer Na Quarentena
- Mais termos sobre a crise sanitária da covid-19