29 junho 2023 em Gestão

Proposta aprovada pela Câmara estimula criação de vias e remoção de famílias de áreas de risco

A aprovação do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Arco Jurubatuba pela Câmara, no fim de maio, vai mexer com o desenvolvimento urbano de bairros da zona sul de São Paulo.

Estão previstos prolongamento de vias, implantação de cinco parques, remoção de famílias de áreas de risco para habitação de interesse social e regras para a construção na área do autódromo de Interlagos, além de verticalização de bairros como Santo Amaro, Vila Andrade e Interlagos.

A estimativa é captar cerca de R$ 1,9 bilhão para obras na região. Um dos objetivos é o aumento populacional de 56,2% em 30 anos, de 135 mil para 211 mil habitantes. Entre os locais com mais incentivos para serem transformados estão o centrinho de Santo Amaro, algumas quadras das Avenidas das Nações Unidas, João Dias e Guido Caloi e as proximidades da Estação Autódromo, da Linha 9-Esmeralda, dentre outros.

Novos parques previstos no PIU:

  • Parque na Rua Clemente Rocha, com 19,8 mil metros quadrados;
  • Orla Guarapiranga – Core Guarapiranga: entre as Rua Domingos Jorge e Ptolomeu, com 14 mil metros quadrados;
  • Orla Jurubatuba: com sete trechos, que somam cerca de 662 metros quadrados de parque linear;
  • Parque Telefunken (lote da antiga fábrica da Telefunken): em terreno na Avenida Nossa Senhora de Sabará, com 153,7 mil metros quadrados;
  • Parque do Aterro: entre a linha do trem e o Rio Jurubatuba, com acesso pela Rua Zacarias Daça.

O PIU também prevê prolongar e implantar mais de 60 vias, duas pontes e quatro ciclopassarelas. Segundo a Prefeitura, essas mudanças melhoram a comunicação entre os bairros do entorno, dificultada em parte pelos grandes lotes industriais e terrenos subutilizados, principalmente com as novas travessias sobre os Rios Guarapiuranga e Jurubatuba.

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Entre as mudanças de viário previstas, estão:

  • implantação de via estrutural e ponte sobre o Rio Guarapiranga – desde a Avenida Guido Caloi, nas proximidades da Estação Santo Amaro;
  • implantação de ponte (em sentido oposto à Ponte Transamérica) na direção da Avenida Mario Lopes Leão, desde a Rua Engenheiro Francisco Pitta Brito até a Avenida Guido Caloi;
  • implantação de ciclopassarela sobre o Rio Guarapiranga, como prolongamento da R. Ptolomeu;
  • implantação de três ciclopassarelas sobre o Rio Jurubatuba, junto à Estação Socorro, da CPTM, junto à Estação Jurubatuba, da CPTM e nas proximidades do Parque do Aterro;
  • implantação da Via Parque, com o prolongamento da Avenida Atlântica, desde o Largo do Socorro até a Avenida Guido Caloi;
  • prolongamento da Rua Amador Bueno – desde a Rua Engenheiro Francisco Pitta Brito até a Avenida das Nações Unidas.

No caso das famílias removidas de áreas demarcadas como de interesse social, o PIU deverá realocá-las dentro de seu perímetro expandido. Há, ainda, a previsão de incentivos para a permanência e implantação de indústrias em áreas cujo zoneamento sugere esse uso, com a objetivo municipal de que apostem em inovação tecnológica, dentre outras mudanças.