O artista Naoki Urasawa, sucesso de público e crítica no gênero de mangá conhecido como “seinen”, é tema de exibição na casa do Japão, na Avenida Paulista. Veja outros destaques da agenda de exposições na cidade
ISTO É MANGÁ: A ARTE DE NAOKI URASAWA
A exposição Isto é Mangá: A Arte de Naoki Urasawa fica em cartaz até 5 de janeiro de 2020 na Japan House (Av. Paulista, 52). “Quando eu era criança, eu não gostava muito de mangá para criança… Quando me mostravam algo infantil eu pensava ‘não subestimem as crianças’”, diz Urasawa em entrevista por e-mail ao Estado. O gênero predominante entre os mangás mais populares no Brasil é o “shonen”, voltado a adolescentes. Já a área de atuação de Urasawa é o “seinen”, que tem um público alvo mais adulto. Por causa da complexidade de suas tramas e da profundidade psicológica de seus personagens, Urasawa conquistou público e crítica. A entrada é grátis e a classificação etária, 12 anos.
CONHEÇA A OBRA DE NAOKI URASAWA, AUTOR DOS MANGÁS EM EXPOSIÇÃO NA JAPAN HOUSE
ÚLTIMA CHANCE
• Histórias das Mulheres: Artistas Antes de 1900
Questiona o favorecimento dado a artistas homens ao longo da história da arte, evidenciando a vasta produção de mulheres, muitas vezes relegada. Na foto, pintura da renascentista Sofonisba Anguissola. No Masp até 17/11.
NÃO PERCA
• Leonardo da Vinci – 500 Anos de Um Gênio
A mostra imersiva, organizada pela Great Exhibitions e o Museo Leonardo da Vinci, fica em cartaz até março de 2020 no MIS Experience, na Água Branca.
NOVIDADES
• O Pasquim 50anos
Busca rememorar a irreverência da publicação por meio de mate – riais gráficos, recriação de rotativas e a reprodução, em tamanho real, de alguns de seus colaboradores, como Millôr Fernandes, Vinicius de Moraes e Jô Soares. Sesc Ipiranga. R. Bom Pastor, 822, 3340-2000. Inauguração: 4ª (20). 9h/21h30 (sáb., 10h/21h30; dom. e fer., 10h/18h30; fecha 2ª). Grátis. Até 12/4/2020.
• Machado de Assims
O hall do Farol Santander recebe a exposição Machado de Assims, que leva esse nome (com ‘m’ mesmo) por mostrar as múltiplas facetas do escritor brasileiro. Com curadoria de Marcello Dan – tas, a exibição usa interatividade ao propor, por exemplo, uma biblioteca imaginária com dife – rentes edições; outro recurso é a inteligência artificial – uma projeção de Machado “recitará” uma série de frases escritas por ele. R. João Brícola, 24, Centro, 3553-5627. Inauguração: 3ª (19). 9h/20h (fecha 2ª). Grátis. Até 20/1/2020.