Estadão Expresso
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
Estadão Expresso
No Result
View All Result
Home Especiais

Especial táxi: aplicativo é viagem sem volta

Motoristas se rendem aos apps para conseguir corridas

Estadão Expresso Por Estadão Expresso
1 de setembro de 2019
em Especiais, Nissan
0 0
0
Todos os dias, na Grande São Paulo, ocorrem 113 mil viagens de táxi (sem aplicativo) e 362 mil via app. Os dados são da pesquisa Origem Destino do Metrô. Foto: Pexels

Todos os dias, na Grande São Paulo, ocorrem 113 mil viagens de táxi (sem aplicativo) e 362 mil via app. Os dados são da pesquisa Origem Destino do Metrô. Foto: Pexels

Share on FacebookShare on Twitter

As corridas geradas por aplicativos são uma viagem sem volta. Se antes os taxistas mostravam-se reticentes ao modelo, agora quase todos trabalham com um app ou mais. A mais recente pesquisa Origem Destino divulgada pelo Metrô, no começo de 2019, aponta que houve um aumento de 414% nas viagens feitas por táxis e carros particulares, crescimento impulsionado pelos aplicativos – a proporção está assim: a cada viagem de táxi, outras três são feitas em veículos particulares.

Todos os dias, na Grande São Paulo, ocorrem 113 mil viagens de táxi (sem aplicativo) e 362 mil via app. Os dados são da pesquisa Origem Destino do Metrô

As plataformas privadas (99 e Cabify), por estratégia de mercado, não divulgam quantos motoristas de táxi estão em seus cadastros. A 99 informa que “conecta mais de 600 mil motoristas (entre taxistas e categoria POP)”. Segundo a empresa, eles transportam 18 milhões de passageiros em mais de 1.600 cidades no Brasil. A Cabify não divulgou números.

Lançado em abril de 2018 pela Prefeitura de São Paulo, o SPTaxi tem registrados em seu cadastro pelo menos 27,7 mil taxistas e 113,5 mil passageiros. A 99 fala que “oferece aos taxistas taxas atrativas e promove eventos e ações de incentivo que resultam em bonificações e consequentemente no aumento da renda”. A SPTaxi não cobra taxas dos motoristas de praça.

Para Creso de Franco Peixoto, professor da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp e do Centro Universitário da FEI, em São Bernardo do Campo, a evolução tecnológica é inevitável e os taxistas têm de se adaptar. Segundo o professor, o preço muito mais alto em relação aos demais serviços do mesmo modal, como os do Uber e afins, “mostrou que o modelo táxi estava sucumbindo”. Peixoto também afirma que os taxistas ainda estão em um período de adaptação que vai influenciar até a maneira como dirigem. “O celular passou a ser um instrumento de trabalho mais presente. A nova forma de usar pode exigir um tempo para que o motorista se acostume, porque é certo que os celulares ao volante diminuem a atenção”, diz Peixoto. (Mário Rossit)

Taxistas exibem aplicativos em seus celulares: muitos ainda preferem pegar passageiro à moda antiga. Foto: Mário Rossit
Ricardo Rodrigues usa o aplicativo, mas acha melhor apanhar os passageiros na rua ou em seu ponto, na Bela Vista: ‘Aí não tem desconto nenhum’. Foto: Mário Rossit
Fabio Pavanello diz que em algumas corridas os descontos das plataformas são inviáveis e ‘mesmo no aplicativo, a gente ainda fica parado no ponto’. Foto: Mário Rossit

SPTAXI

• É o aplicativo oficial de táxi da Prefeitura de São Paulo.
• Por enquanto, não há taxa de inscrição. No futuro será cobrada uma tarifa para a manutenção de equipamentos, infraestrutura e equipe.
• Os passageiros dão notas para os motoristas e o ranking será usado pela Prefeitura para premiar os mais bem ranqueados com prioridades, a exemplo de integrar bolsões em grandes eventos, como jogos de futebol e shows.
• O pagamento é feito ao taxista, em dinheiro, cartão de crédito ou de débito. A máquina de cartão é obrigatória em São Paulo.
• Pode se cadastrar qualquer taxista da cidade de São Paulo que esteja em dia com o alvará e o Cadastro Municipal dos Condutores de Táxi (Condutax).
• Os motoristas podem dar desconto de até 40%.

99

• Emitido para motoristas, o Cartão99 Mastercard permite receber o pagamento na hora e fazer compras de crédito à vista em lojas físicas e virtuais. Também dá para fazer saques.
• O cadastro pode ser feito pelo app ou nas Casas 99.
• Para ser taxista pela 99 são exigidos Carteira Nacional de Habilitação, Renavam de táxi válido, CPF, permissão de taxista e carro com as especificações necessárias.

CABIFY/EASY TÁXI

• A Cabify e a Easy Táxi serão integradas. Atualmente, porém, o processo para táxi ainda é feito pelo app da Easy, só no sistema Android.
• Ao instalar o aplicativo, o motorista preenche dados, fotografa e envia CNH, documentação do veículo, licença do táxi, licença do taxista, foto de rosto (ela será usada no perfil: evite óculos escuros e bonés), comprovante bancário no seu nome (não pode ser conta jurídica) e de residência.

FONTES: PREFEITURA DE SÃO PAULO, 99 E CABIFY

VEJA TAMBÉM

    • Táxi preto: igual, mas diferente
    • Especial táxi: com que roupa vai o motorista?
    • Especial táxi: o perfil do taxista brasileiro
    • Especial táxi: modelos preferidos dos taxistas

 


Tags: Especial TáxiTaxistas
Anterior

Especial táxi: o perfil do taxista brasileiro

Próxima

Especial táxi: igual, mas diferente

Próxima
Júlio César Caetano tem a concessão do táxi preto: carros mais bacanas. Foto: Mário Rossit

Especial táxi: igual, mas diferente

Recomendados Expresso Na Perifa

Aplicativos se tornam aliados das mulheres em situação de violência 

26 de março de 2024
“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

22 de março de 2024

E eu não sou uma mulher? 

21 de março de 2024

Conheça Concita Braga, a mulher que comanda o ‘Boi de Nina Rodrigues’

20 de março de 2024

Sobre o Expresso na Perifa

O Expresso na Perifa é um hub de conteúdo multimídia produzido por quem vive e conhece o dia a dia das comunidades e periferias do Brasil. É composto por este site, mídia social e vídeos e faz parte de um projeto da 99, empresa de mobilidade e conveniência, em parceria com o Estadão e coletivos periféricos. Oferece uma leitura leve, rápida e sem complicação para ajudar você a compreender questões importantes da vida, da cidade e do mundo.

Categorias

  • Cultura e Lazer
  • Direitos Humanos
  • Educação
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • Segurança Pública

Tags

#fiqueemcasa 99app Amazônia Amazônia Centro do Mundo App de transporte Bem-estar Cinema Coronavírus Covid-19 Cultura Desigualdade Direitos humanos Economia Educação Educação financeira Embarque no Direito (SP) empreendedorismo Favela em Pauta (RJ) Finanças pessoais governo federal Juca Guimarães (SP) Literatura Livros Meio ambiente Mobilidade Mobilidade Urbana Motoristas de aplicativo mulheres da periferia Na Perifa Indica Nós Mulheres da Periferia Pandemia Passeios PerifaConnection (RJ) Periferia em Foco (PA) Quarentena Racismo Receitas Roteiro cultural Saúde Segurança Sustentabilidade São Paulo Tecnologia transporte por aplicativo Violência policial
  • Sobre
  • Como Anunciar
  • Expediente Expresso
  • Expediente Expresso na Perifa

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In