Madalena, Madalena: quantas cidades cabem em um bairro como esse? Quase todas. A vila é nóis; acima, foto da praça Horácio Sabino, reformada pelos moradores
Os leitores do Estadão que participaram de nossa enquete acham, em sua maioria, que a Vila Madalena é o bairro que melhor representa a cidade de São Paulo. Entre ruazinhas tranquilas e pacatas, de pegada mais residencial, e outras movimentadas e cheias de comércios e serviços (muitas portinhas, com aquela cara de “bairro”), a vila tem praças bacanas, caso da Horácio Sabino (na foto, em sua versão revitalizada pelos moradores), vida noturna animada, público eclético, lojinhas, bares e restaurantes de perfis variados e carnaval. Muito carnaval. De rua.
Nem sempre foi assim. De origem humilde, no início do século 20 ela era chamada de Vila dos Farrapos. Nos anos 1970, estudantes da USP, que fica do outro lado do rio Pinheiros, começaram a instalar suas repúblicas nas casinhas do bairro. A atmosfera boêmia vinha para ficar. Com as transformações urbanas, os bares universitários serviram de embrião para a variedade atual. E as mudanças forjaram um bairro ao mesmo tempo vintage e de vanguarda. A vila é dos artistas, da moçada, das famílias abastadas e outras nem tanto. É dos visitantes, dos moradores antigos, dos terrenos cobiça – dos, de uma nova arquitetura. A vila é diversidade. E diversidade é, sem dúvida, uma das caras de São Paulo.
BAIRRO QUE MELHOR REPRESENTA SÃO PAULO
1º Vila Madalena
2º República
3º Bexiga
Comments 1