A terceira aula apresenta os cuidados com o cartão e dispositivos em compras on-line que ajudam a diminuir o risco de clonagens e outras fraudes
Na hora de realizar pagamentos, as transações digitais são cada vez mais populares entre quem vai aproveitar as festas de Carnaval, tanto por cartão físico quanto por aplicativos.
Além de serem formas de pagamento mais práticas, elas também são as mais seguras: realizadas eletronicamente e registradas de forma digital, podem ser rastreadas e possibilitam a identificação de qualquer atividade suspeita.
Uma pesquisa feita pela StartSe em parceria com o Instituto Pesquisa na Hora, em 2022, revela que nove em cada dez brasileiros já têm o hábito de fazer pagamentos on-line.
Atenção aos golpes de pagamento!
No entanto, os foliões precisam ficar espertos contra os golpes de pagamento, bastante aplicados por fraudadores durante o período das festas. De acordo com dados da empresa de cibersegurança PSafe, em 2022, as tentativas de fraude cresceram mais de 90% durante feriados.
Com a missão de conscientizar e educar os usuários de soluções financeiras, a 99Pay, primeira carteira digital criada por um aplicativo de mobilidade urbana no Brasil, lançou uma série de conteúdos educacionais com foco em Defesa Digital, em parceria com o judoca e campeão olímpico Flávio Canto.
A aula desta semana traz dicas sobre como evitar golpes de pagamento, que são muito comuns durante o Carnaval. Para conferir, basta acessar o link.
Confira 6 dicas para compras seguras
Bruno Trigo, gerente sênior de risco da 99Pay, reuniu as principais recomendações para curtir o Carnaval sem aborrecimentos:
- Fique sempre com o seu cartão e jamais entregue ao vendedor na hora de passar na maquininha;
- Se for utilizar cartão de crédito, débito ou Pix, confira o valor que será transacionado no visor do aparelho antes de aproximar o cartão ou inserir a senha;
- Se possível, utilize cartões virtuais, para diminuir o risco de clonagens;
- Diminua seu limite de crédito, para evitar que outras pessoas se aproveitem dele em caso de roubos ou de furtos;
- Para pagamentos on-line, ative as opções de reconhecimento facial e de autenticação digital;
- Mantenha ativadas as notificações de segurança do seu banco ou dispositivo: em caso de transações não reconhecidas, você será rapidamente acionado.