Estadão Expresso
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
Estadão Expresso
No Result
View All Result
Conteúdo sobre as periferias pelo olhar de quem vive nelas
Home Na Perifa Mobilidade

Motorista 5 estrelas: dicas de quem dirige no transporte por app

Apresentado por 99 e Blue Studio Por Apresentado por 99 e Blue Studio
19 de agosto de 2022
em Mobilidade, Na Perifa
0 0
0
Para a motorista Jessica dos Santos Fonseca, segurança é fundamental: ela faz a manutenção constante do veículo e lembra o passageiro sobre a importância do uso do cinto de segurança. Foto: Arquivo Pessoal

Para a motorista Jessica dos Santos Fonseca, segurança é fundamental: ela faz a manutenção constante do veículo e lembra o passageiro sobre a importância do uso do cinto de segurança. Foto: Arquivo Pessoal

Share on FacebookShare on Twitter

Atitudes ‘básicas’, como cordialidade e limpeza do carro, ajudam a subir de nota, além de outras posturas relacionadas à segurança e à empatia

Para quem atua como motorista de aplicativo, obter a pontuação máxima na avaliação dos usuários significa, além de um reconhecimento do seu trabalho, ter a preferência dos passageiros e conquistar ganhos maiores.

Para chegar nesse patamar, os profissionais precisam observar vários aspectos, sendo entre os fundamentais as condições do carro, do próprio profissional, a educação no contato com os usuários. Mas, existem outros fatores, confira!

Zelar pela segurança de todos —  Para Jessica dos Santos Fonseca, 34 anos, que dirige por aplicativo desde 2018, estar atenta a todas as situações que resultam em notas altas dadas é questão de adotar os hábitos certos. “Depois de incluir certas atitudes no seu dia a dia, o processo fica natural”, revela.

Ter educação e atenção no relacionamento com o passageiro, de acordo com ela, precisam figurar em primeiro lugar. “Então, é importante cumprimentar a pessoa, conferir seu nome e destino e perguntar se há um caminho de preferência”, conta.

Jessica recomenda lembrar aos passageiros algo fundamental: o uso do cinto de segurança. Sempre. “Muitas vezes eles esquecem. E as pessoas não se sentem mal com a cobrança. Pelo contrário: até valorizam minha preocupação com a segurança.”

Tudo em ordem — A forma de conduzir o carro também faz muita diferença na satisfação de quem opta pelo transporte por aplicativo. “Tem que dirigir de forma defensiva, respeitando o limite de velocidade, os faróis e sempre parar na faixa de pedestre. Isso é básico. Ser prudente nos ajuda muito no dia a dia e, também, na nossa pontuação”, explica. Estar com o veículo ‘em dia’, seja em relação à limpeza e estética, ou mesmo a manutenção, também contam pontos, segundo Jessica.

A limpeza é um desafio diário: com mais de 20 pessoas entrando e saindo todos os dias do carro, manter os tapetes limpos e nas posições corretas é uma tarefa constante. “Tenho uma escovinha que uso para a higienização e sempre fico de olho, principalmente nos dias chuvosos. Uso um borrifador para o carro ficar cheiroso. E o fato do meu veículo estar com a funilaria em perfeito estado também conta”, revela.

A manutenção – ou a falta dela – também é notada pelos usuários. “Se o carro está com o amortecedor ruim e está balançando muito, ou qualquer outro problema, pode ter impacto na nota. É uma questão de segurança, tem que estar tudo em ordem mesmo”, observa Jessica.

Respeito e empatia — Jessica conta que só conversa com quando há abertura. “Essa é uma regra muito importante: respeitar o espaço dos demais. Percebo que quem tem empatia neste trabalho acaba se destacando, porque não é todo mundo que consegue se colocar no lugar do outro”, observa.

Como exemplo, ela cita corridas em que as pessoas estão com crianças de colo ou mesmo idosos, que enfrentam algum contratempo para o embarque. “Sempre desço para ajudar, às vezes é uma mãe com bebê e sua mala, mas pode ser uma pessoa com dificuldade para andar.”

Ela disse que nunca se esquece de uma senhora que contou ter esperado muito tempo antes porque cinco motoristas haviam cancelado a corrida. “A ajudei a embarcar e a desembarcar porque, no futuro, podemos passar por isso também”, conta.

Outro profissional que conquistou a pontuação máxima, ou cinco estrelas da 99, é Leo Tubosaka, 54 anos, que há cinco anos dirige por meio da plataforma. Em sua rotina, ele também ressalta a importância da educação.

“Dar bom dia, boa tarde ou boa noite é fundamental. No momento em que o cliente embarca, também costumo checar o destino, pois não é incomum estar errado e isso evita muitos problemas para todo mundo”, afirma.

Para ajudar na limpeza, desafio comum a todos os profissionais, Leo não abre mão de um aspirador portátil, o que ajuda muito. Ele ainda destaca a importância de respeitar o momento de quem está no banco de trás. “Gosto de conversar, mas temos que deixar as pessoas à vontade. Até o som deixo desligado e só ligo se me pedirem. Agora, se o passageiro já entrar no carro puxando papo, aí sei que a conversa vai fluir bem”, revela.


COMO SUBIR DE NOTA
Com base na experiência de diversos motoristas, a 99 preparou algumas recomendações para que os parceiros possam oferecer um atendimento cada vez melhor, alcançando, dessa forma, notas mais altas. Confira quais são elas

• Ser gentil: cumprimente os clientes e mantenha o bom humor; disponibilize carregadores para celular e ofereça água e balas;

• Facilitar o pagamento: se aceitar corridas em dinheiro, tenha sempre troco: sempre R$ 50 em notas de R$ 5 e R$ 2 e R$ 10 e trocados em moedas. E, se o pagamento for via maquininha, mantenha-a ligada e conectada;

• Para chegar ao destino: cheque sempre com o passageiro o endereço de desembarque. Para chegar lá use GPS, mas é fundamental perguntar se o cliente tem um caminho de preferência;

• Tornar o trajeto ainda mais agradável: pergunte se passageiro aprecia a rádio sintonizada e o volume ou se ele quer alguma outra;

• Manter o carro limpo: existem lava-rápidos com preços diferenciados para motoristas de aplicativo


Tags: Motoristas de aplicativotransporte por aplicativo
Anterior

Metrô: objetos encontrados podem ter pertencido a quilombolas

Próxima

Gastronomia periférica recebe prêmios internacionais

Próxima
Gastronomia periférica recebe prêmios internacionais

Gastronomia periférica recebe prêmios internacionais

Recomendados Expresso Na Perifa

Aplicativos se tornam aliados das mulheres em situação de violência 

26 de março de 2024
“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

22 de março de 2024

E eu não sou uma mulher? 

21 de março de 2024

Conheça Concita Braga, a mulher que comanda o ‘Boi de Nina Rodrigues’

20 de março de 2024

Sobre o Expresso na Perifa

O Expresso na Perifa é um hub de conteúdo multimídia produzido por quem vive e conhece o dia a dia das comunidades e periferias do Brasil. É composto por este site, mídia social e vídeos e faz parte de um projeto da 99, empresa de mobilidade e conveniência, em parceria com o Estadão e coletivos periféricos. Oferece uma leitura leve, rápida e sem complicação para ajudar você a compreender questões importantes da vida, da cidade e do mundo.

Categorias

  • Cultura e Lazer
  • Direitos Humanos
  • Educação
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • Segurança Pública

Tags

#fiqueemcasa 99app Amazônia Amazônia Centro do Mundo App de transporte Bem-estar Cinema Coronavírus Covid-19 Cultura Desigualdade Direitos humanos Economia Educação Educação financeira Embarque no Direito (SP) empreendedorismo Favela em Pauta (RJ) Finanças pessoais governo federal Juca Guimarães (SP) Literatura Livros Meio ambiente Mobilidade Mobilidade Urbana Motoristas de aplicativo mulheres da periferia Na Perifa Indica Nós Mulheres da Periferia Pandemia Passeios PerifaConnection (RJ) Periferia em Foco (PA) Quarentena Racismo Receitas Roteiro cultural Saúde Segurança Sustentabilidade São Paulo Tecnologia transporte por aplicativo Violência policial
  • Sobre
  • Como Anunciar
  • Expediente Expresso
  • Expediente Expresso na Perifa

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In