Estadão Expresso
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso
    • Todas
    • Notícias
      • Casa & Decoração
      • Ciência & Tecnologia
      • Comida & Bebida
      • Comportamento
      • Crianças
      • Cultura
      • Divirta-se
      • Economia & Negócios
      • Educação
      • Esportes
      • Jornal do Carro
      • Mobilidade Urbana
      • Moda & Beleza
      • Ciência & Saúde
      • Sustentabilidade
      • Televisão
      • Variedades
      • Viagem
    • Especiais
      • Nissan
No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso
    • Todas
    • Notícias
      • Casa & Decoração
      • Ciência & Tecnologia
      • Comida & Bebida
      • Comportamento
      • Crianças
      • Cultura
      • Divirta-se
      • Economia & Negócios
      • Educação
      • Esportes
      • Jornal do Carro
      • Mobilidade Urbana
      • Moda & Beleza
      • Ciência & Saúde
      • Sustentabilidade
      • Televisão
      • Variedades
      • Viagem
    • Especiais
      • Nissan
No Result
View All Result
Estadão Expresso
No Result
View All Result
Conteúdo sobre as periferias pelo olhar de quem vive nelas
Home Na Perifa Direitos Humanos

‘Vemos líderes religiosos pregando o ódio’, diz ativista contra intolerância

Liberdade de culto a religiões de matriz africana no Brasil é um desafio

Ramon Vellasco, PerifaConnection Por Ramon Vellasco, PerifaConnection
26 de maio de 2022
em Direitos Humanos, Na Perifa
0 0
0
Sacerdotisa do candomblé veste roupas tradicionais na igreja do Bonfim, em Salvador, Bahia. Foto: Getty Images

Sacerdotisa do candomblé veste roupas tradicionais na igreja do Bonfim, em Salvador, Bahia. Foto: Getty Images

Share on FacebookShare on Twitter

“Adepto do candomblé de 77 anos sofre traumatismo craniano quando cumpria rito religioso. Após seis dias, faleceu”; “Sacerdotisa do candomblé e do catimbó tem sua barraca de acarajé incendiada.” Essas são duas das denúncias que aparecem em um levantamento feito pelo Observatório de Liberdades Religiosas, em 2021. Não é preciso ser especialista no assunto para concluir: religiões de matriz africana não são respeitadas no Brasil.

“Não é um desvio ou proibido expressar nossa crença e nossa fé. Nossas religiosidades não estão aqui para serem toleradas. Estamos aqui para sermos respeitadas e respeitados”, diz a pesquisadora Vanessa Ribeiro Teixeira. “Aumentaram os crimes religiosos, mas o que aumentou, na verdade, foram as denúncias em meios de comunicação e redes sociais, a urgência em discutir e apresentar outra percepção sobre a cultura afrodescendente. Há 50 anos não existia essa ideia de crime.”

Números — Apesar de todos os esforços para combater o racismo e a intolerância religiosa, o estado do Rio de Janeiro, em 2021, apareceu em 1º lugar no ranking de denúncias de crimes de discriminação religiosa, com 138 casos. Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos mulheres e praticantes de candomblé e umbanda correspondem a 71% das vítimas. A média é de três ocorrências por dia.

  • O Brasil registrou 586 denúncias de intolerância religiosa em 2021, 141% mais que em 2020 (243)
  • O Rio de Janeiro teve 138 casos, seguido por São Paulo, com 110

Crimes em rede — Uma pesquisa do Eixo Benguela, grupo de trabalho de diversidade racial da agência Ogilvy, monitorou plataformas digitais de 2016 a 2022 a partir de denúncias de crime do Disque 100: 62% dos boletins de ocorrência eram ligados a crimes de intolerância religiosa contra pretos e pardos e 37%  relacionados a candomblé ou umbanda.

Houve comparações entre Exú e o demônio, com 31 mil menções. Religiões de matriz africana foram associadas a satanismo mais de 9 mil vezes. Passaram de 47 mil as invasões, depredações, agressões e ameaças a mães e pais de santo e a terreiros.

“Não se discute mais os crimes da intolerância religiosa somente no aspecto da religião, mas também na questão da raça”, afirma a pesquisadora Vanessa Ribeiro. “O racismo e a disputa de poder entram em debates sobre a hierarquização e a importância dos corpos e de quem tem mais poder em exercer suas ideias e crenças religiosas, impedindo que outros grupos possam exercer livremente a religião e a espiritualidade.” Para Vanessa, a história do País fez com que os negros e suas culturas sofressem ataques e fossem rejeitados, permitindo a desmoralização de crenças, territórios e identidades.

Coordenadora do Movimento Negro Evangélico (MNE/RJ), Andressa Oliveira da Silva afirma que a importância da luta contra a intolerância religiosa é reestabelecer o direito ao culto de uma população que diariamente é atacada. “A religiosidade da população preta não está só na questão das religiões de matriz africana, mas ligada com toda a história religiosa da humanidade”, pontua. “Vemos líderes religiosos pregando o ódio, pela pouca responsabilidade do Estado em garantir direitos e debater publicamente sobre a educação e informar sobre a diversidade religiosa”, completa.

José Carlos, representante da casa religiosa de Irmandade Umbandista Luz de Aruanda/Reino de Luango e Dandalunda, em Duque de Caxias, cita que os crimes sempre foram comuns. “Há mais de 15 anos nós funcionamos em São João de Meriti, mas sofríamos com denúncias e casos de intolerância de vizinhos, do comércio e até da polícia militar, para intimidar os nossos cultos. E a partir disso nós decidimos nos mudar para Caxias”, exemplifica.

AVANÇO IMPORTANTE 

A criação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Intolerância Religiosa, discutida da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, é um avanço importante no combate a crimes dessa natureza. Uma das propostas é incluir no programa Aluguel Social vítimas que perderam suas moradias nesse tipo de atentado. Há ainda projetos educacionais na rede estadual de ensino para conscientizar e combater o preconceito.

Foi recomendado que a Secretaria de Estado de Polícia Civil fortaleça a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) e o Disque-Denúncia e reforce também a formação dos agentes, com cursos extracurriculares que os preparem para atender e acolher vítimas de preconceito religioso.

A CPI também recomenda ao Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgar informações relativas à intolerância religiosa e ao racismo religioso. Esses dados abastecem o debate e a criação de políticas públicas de segurança.

Como denunciar — A injúria por preconceito é o ato de discriminar um indivíduo em razão da raça, cor, etnia, religião ou origem. Já o preconceito de raça, cor, religião, etnia e procedência nacional tem por objetivo a inferiorização de todo um grupo étnico-racial e atinge a dignidade humana.

Os crimes de injúria racial, ultraje a culto e racismo podem ser denunciados em qualquer delegacia. O Estado do Rio de Janeiro conta ainda com a Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que é especializada no atendimento de vítimas de racismo, homofobia e intolerância religiosa. A unidade funciona no Centro do Rio (Rua do Lavradio, nº 155). Os registros também podem ser feitos pela Delegacia Online da Secretaria de Estado de Polícia Civil.

Além da Decradi, há também os canais já conhecidos 190 e 1746 que recebem e atendem denúncias sobre os respectivos crimes.

Tags: Intolerância religiosaPerifaConnection (RJ)Racismo religiosoReligiões de matriz africana
Anterior

'Somos responsáveis por todas as crianças e adolescentes'

Próxima

Rapper em ascensão, Duquesa quer ser ícone musical

Próxima
A rapper baiana Duquesa encontra na melancolia, encontra ideias para escrever e, ao expor situações que já viveu, conquista a identificação do público. Foto: kaliane Madureira/Divulgação

Rapper em ascensão, Duquesa quer ser ícone musical

Recomendados Expresso Na Perifa

A entrega voluntária para adoção é um procedimento legal. Não é crime. Não é abandono. Saiba como funciona. Foto: Getty Images

Entrega voluntária para adoção NÃO é abandono. Entenda

29 de junho de 2022
Independentemente das distâncias e dos trajetos, utilizar o cinto de segurança ajuda a salvar mais de 50% das vidas durante a ocorrência de acidentes. Foto: Getty Images

Cinto: essa segurança é para todos

29 de junho de 2022
O Serpentário inaugurado em 1914 é um dos espaços preferidos do público. Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

Fotos: em São Paulo, Instituto Butantan reabre para visitas

28 de junho de 2022
Voluntárias fazem doação ao Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS), no dia 14 de junho de 2022, Dia Mundial do Doador de Sangue. Foto: EVANDRO LEAL/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Os estoques de sangue estão em baixa, saiba como doar

28 de junho de 2022

Sobre o Expresso na Perifa

O Expresso na Perifa é um hub de conteúdo multimídia produzido por quem vive e conhece o dia a dia das comunidades e periferias do Brasil. É composto por este site, um jornal impresso, podcast e vídeos e faz parte de um projeto da 99, empresa de mobilidade e conveniência, em parceria com o Estadão Blue Studio e coletivos periféricos. Oferece uma leitura leve, rápida e sem complicação para ajudar você a compreender questões importantes da vida, da cidade e do mundo.

Categorias

  • Cultura e Lazer
  • Direitos Humanos
  • Educação
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • Segurança Pública

Tags

#fiqueemcasa Bem-estar Carreira Casa Cinema Coronavírus Covid-19 Cultura Cultura & lazer Desigualdade Desigualdade de Gênero Direitos humanos diversidade Economia Educação Educação financeira Embarque no Direito (SP) empreendedorismo Favela em Pauta (RJ) Filhos Finanças pessoais Fique em casa Instituto Vencer o Câncer Juca Guimarães (SP) Literatura Livros Mobilidade Mobilidade Urbana mulheres da periferia Nós Mulheres da Periferia Pandemia Passeios PerifaConnection (RJ) Periferia em Foco (PA) Quarentena Racismo Racismo estrutural Receitas Roteiro cultural Roteiro de fim de semana Saúde Sustentabilidade São Paulo Teatro Tecnologia
  • Sobre
  • Como Anunciar
  • Expediente Expresso
  • Expediente Expresso na Perifa

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso
    • Todas
    • Notícias
      • Casa & Decoração
      • Ciência & Tecnologia
      • Comida & Bebida
      • Comportamento
      • Crianças
      • Cultura
      • Divirta-se
      • Economia & Negócios
      • Educação
      • Esportes
      • Jornal do Carro
      • Mobilidade Urbana
      • Moda & Beleza
      • Ciência & Saúde
      • Sustentabilidade
      • Televisão
      • Variedades
      • Viagem
    • Especiais
      • Nissan

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In