5 fevereiro 2024 em Segurança
Efetivo na região central da cidade de São Paulo vai passar para 2.100 guardas municipais
Estão em fase final de treinamento 500 novos guardas-civis metropolitanos (GCMs) que vão trabalhar na região central a partir de março.
As atividades práticas, denominadas Estágio Operacional, são um complemento aos treinamentos que os futuros guardas recebem na Academia de Formação em Segurança Urbana (AFSU).
Os 500 guardas, já empossados pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), foram contratados em setembro de 2023.
Em julho de 2023, mil novos guardas foram aprovados em concurso público para a Guarda Civil Metropolitana (GCM), iniciado em abril de 2022. Desse novo efetivo, 440 agentes foram destinados especificamente às ações no centro da capital.
Atualmente, na região central atuam 1.600 guardas. Com o reforço, serão 2.100 em regiões estratégicas do centro, contando com 97 viaturas e 158 motos, em rondas periódicas 24 horas por dia, além das bases comunitárias.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Hoje, o efetivo da GCM conta com mais de 7 mil agentes. Após a formação dos novos alunos, a corporação contará com mais de 7.600 guardas na cidade. A Prefeitura afirma que também investiu na ampliação de frotas de veículos, que hoje somam cerca de 330 viaturas novas e 165 motos.