19 junho 2024 em Mobilidade Urbana

Período coincide com a oferta da gratuidade nos ônibus da capital paulista

Os parques municipais registraram aumento de 11% na visitação aos domingos nos últimos seis meses, mesmo período da implementação do programa Tarifa Zero. No total, foram 8 milhões de pessoas desde dezembro.

Mais de 1,4 milhão de pessoas estiveram no Parque do Carmo, localizado na zona leste, o que representa um crescimento de 177% às visitas registradas entre dezembro de 2022 e maio de 2023, de acordo com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA).

Também na zona leste, o parque Tiquatira praticamente dobrou de público no mesmo período. Já nos parques naturais Bororé, na zona sul, e Fazenda do Carmo, na zona leste, a movimentação subiu mais de 92% aos domingos.

Datas comemorativas 

As datas de maior destaque para o programa foram os domingos que coincidem com o fim de semana de Natal, com 130% de crescimento de um ano para o outro, e de véspera de Réveillon, com 93% de aumento, além do domingo 18 de fevereiro, data do encerramento dos desfiles de blocos de rua do carnaval de São Paulo – que teve aumento de 50% em relação a 2023.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Em números absolutos, os dias com recorde de passageiros transportados foram no aniversário da capital, quando 3,4 milhões de usuários utilizaram os ônibus gratuitamente; no primeiro domingo do programa, em 17 de dezembro de 2023, com 3 milhões de passageiros; e no domingo 3 de março, com 2,9 milhões de usuários.

Tarifa zero

O Programa Domingão Tarifa Zero, que completa seis meses nesta segunda-feira (17), já transportou gratuitamente 81,3 milhões de passageiros na capital. O dado mostra um aumento de 32% em relação a dezembro de 2022 e junho de 2023, quando 59,2 milhões de usuários usaram o transporte por ônibus da capital, segundo dados da SPTrans, que gerencia o sistema de transporte público municipal.

Entre as linhas que registraram maior aumento, os destaques ficam para Jardim das Rosas – Terminal Capelinha, que teve crescimento de 132% no número de passageiros transportados; Terminal Parque Dom Pedro II – Terminal Bandeira, com crescimento de 114%; e Terminal Capelinha – Terminal João Dias, com 105% de aumento.