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Home Saúde

Aplicativo ajuda a monitorar sintomas e efeitos colaterais

Diário de saúde do paciente com câncer é uma espécie de prontuário e caderno de memórias e de dados

Estadão Expresso Por Estadão Expresso
11 de abril de 2019
em Saúde
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Aplicativo registra dados do paciente e informações ficam acessíveis para a equipe médica. Foto: divulgação

Aplicativo registra dados do paciente e informações ficam acessíveis para a equipe médica. Foto: divulgação

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O app de monitoramento Wecancer reúne dados sobre medicamentos e sintomas e apresenta gráficos personalizados à equipe de saúde. Em uma nova etapa da iniciativa, o Instituto Vencer o Câncer passa a abastecer com informações um novo recurso do aplicativo: a ferramenta Câncerpedia.

WECANCER

Depois de acompanhar a luta da mãe contra o câncer por 11 meses e vê-la partir, César Filho refletiu sobre as principais dificuldades vivenciadas pela paciente e pelos familiares durante o tratamento e resolveu desenvolver um aplicativo que ajudassem os envolvidos nessas jornadas. Assim nasceu a plataforma de acompanhamento Wecancer, para smartphone.

A mãe de César, Cida, foi diagnosticada em 2013 com um tumor no ovário já em metástase. “Ela passou por várias cirurgias, quimioterapia e radioterapia e chegou a utilizar o cateter durante um período”, diz. Cida morreu em abril de 2014. O filho acredita que um dos desafios foi o fato de a mãe ser tratada em outra cidade, já que eles moravam em Cataguases (MG) e ela fez tratamento em Muriaé (MG). “Apesar de a estrutura da instituição ser ótima, não tínhamos nenhum contato com a equipe médica enquanto estávamos em casa. Nesse período, sentíamos medo, eram tantos efeitos adversos e não sabíamos o que era normal e o que não era. Quando ela piorava, ficávamos apreensivos sobre levá-la até o pronto socorro, porque ela não queria ir, tinha muito medo de entrar e não sair. Isso acabava comigo e com minha família.”

César Filho criou uma árvore de problemas com os principais desafios no tratamento da mãe, a exemplo de dificuldades de acompanhamento médico e falta de individualização no tratamento. Depois, buscou exemplos de tecnologia que trouxessem soluções para isso. “Após intensa pesquisa, encontrei o conceito de Electronic Patient Reported Outcomes. Fiquei encantado com os resultados comprovados, percebendo que todos os trabalhos nessa área estavam no hemisfério Norte. Enxerguei a oportunidade de ser pioneiro no Brasil e comecei assim a criar os primeiros esboços, que mais tarde vieram a se tornar a Wecancer.”

No ar há pouco mais de dois anos, o aplicativo apresenta duas plataformas que tornam o acompanhamento remoto e a gestão de risco mais fácil. Cada pessoa tem o próprio perfil com dados sobre tratamento, medicamentos em uso, atividades cotidianas e efeitos adversos (febre, falta de ar, náusea etc.). As informações são obtidas por meio de pequenos questionários e os dados geram gráficos e análises, que fornecem um panorama geral do estado de saúde.


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INFORMAÇÃO 

O sócio de Cesar, Lorenzo Cartolano, também encarou de perto a doença de sua mãe, Nick. Os médicos descobriram um adenocarcinoma na cabeça do pâncreas em agosto de 2013. Depois, metástase no fígado. Apesar dos tratamentos, Nick morreu em fevereiro de 2014. “Os maiores desafios foram no acompanhamento em hospice care. Tínhamos uma equipe superbem preparada, porém o fluxo de informação qualificado de nossa equipe para a equipe do oncologista e clínico geral não era eficiente, gerando menor qualidade de vida”, diz Cartolano.

Na plataforma Wecancer, os dados de saúde física e psicoemocional dos pacientes são transformados em gráficos que são acessados pelo médico também durante a consulta, em uma plataforma web, garantindo um tratamento mais próximo e individualizado. César considera que os principais benefícios são a melhora da identificação dos sintomas, o acesso a informações de apoio nas decisões clínicas, a economia de tempo na consulta, o foco na discussão e a facilitação da comunicação com o paciente em casa.

ALERTA

Por meio de uma Central de Alertas, o centro de tratamento receba notificações sobre o estado de seus pacientes e as enfermeiras sejam avisadas sobre efeitos adversos. No Chat com Enfermeiro, é possível tirar dúvidas com profissionais especializados, em tempo real.

“O principal objetivo é disponibilizar um espaço onde ele [o paciente] possa conversar com profissionais sobre dúvidas de nutrição e a forma de tomar medicamentos ou fazer curativos, por exemplo, que são muito comuns e podem ser resolvidas a distância”, diz César. “Além disso, a ferramenta também tem como objetivo combater informações falsas e imprecisas. As fake news representam um perigo para o processo de tratamento do câncer.”

Telas do aplicativo Wecancer. Fotos: divulgação
Telas do aplicativo Wecancer. Fotos: divulgação
Telas do aplicativo Wecancer. Fotos: divulgação
Telas do aplicativo Wecancer. Fotos: divulgação

CÂNCERPEDIA

Com o objetivo de oferecer aos pacientes conteúdo de qualidade, o Wecancer e o Instituto Vencer o Câncer agora investem juntos em um novo recurso para o aplicativo, a Câncerpedia. Esse sistema se apropria do trabalho feito por algoritmos nos dados de cada usuário do programa e, assim, consegue recomendar conteúdos e informações dentro do contexto de cada pessoa e de acordo, por exemplo, com os efeitos adversos sentidos por ela.

 

Tags: AplicativosInstituto Vencer o CâncerSaúde
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