Nesta página, separamos hábitos, cuidados e recomendações que podem ajudar a gastar menos. Durante a crise de abastecimento provocada pela greve dos caminhoneiros, primeiro muitos dos motoristas e motociclistas correram desesperados aos postos com medo de ficar sem combustível. Depois, ele realmente desapareceu. Quando começou a voltar, novas filas imensas surgiram. Muita gente pensou e repensou em outras formas de se locomover (a bicicleta, as próprias pernas, carona, transporte público) e também nos recursos disponíveis para poupar o que ainda restava no tanque.
A MATEMÁTICA DO COMBUSTÍVEL: SERÁ QUE DÁ?
De acordo com o coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária Brasil, Gerson
Burin, para evitar a pane seca o motorista precisa saber quantos litros correspondem à reserva do tanque. Essa informação consta no manual do carro. Assim, quando a luz de advertência se acender no painel (com o desenho de uma bomba de combustível), é possível saber a quantidade aproximada de gasolina ou etanol restante.
Levando-se em conta o consumo do veículo, é possível estabelecer quanto ainda dá para rodar. Basta multiplicar a quantidade de litros da reserva pela média de consumo. Por exemplo: um carro que tenha sete litros na reserva e rode 7 km/l de etanol pode, em tese, circular mais 49 km depois de a luz se acender. Automóveis com
computador de bordo mostram a autonomia aproximada no painel.
1. É PARA COMPLETAR NO AUTOMÁTICO, POR FAVOR
Encher o tanque até a boca aumenta o consumo. A recomendação é interromper o abastecimento logo que a bomba desligar. Tentar colocar mais combustível é puro desperdício, já que o excesso pode ir direto para o cânister – esse filtro de carvão tem a função de eliminar gases provenientes do combustível. Além de jogar dinheiro fora, a prática estraga o filtro.
2. PNEUS EM DIA
Os pneus podem ser um dos principais vilões do alto consumo de combustível. Para que não haja excesso de atrito com o solo, é importante mantê-los sempre calibrados, o que pode ser feito a cada abastecimento, por exemplo (e preferencialmente com os pneus frios). Se a pressão estiver mais baixa do que a recomendada, a área de contato com o piso aumenta, e com isso o atrito fica mais elevado.
3. DIREÇÃO ALINHADA
A direção desalinhada exige mais força para movimentar o veículo e também prejudica a economia.
4. DIRIJA CERTO
• A maneira como você dirige é essencial para economizar combustível. Não acelere mais do que o
necessário. Deixe a velocidade subir gradativamente. O excesso de rotação eleva muito o consumo.
• Se o semáforo à frente estiver fechado, diminua a aceleração com antecedência, para não precisar frear muito. Agindo assim, além de economizar combustível, você também vai poupar freios.
• Não estique as marchas. Procure trocá-las dentro da faixa de maior torque do motor, mais ou menos
em torno de 3.000 rpm. Fazer mudanças com rotações muito elevadas aumenta muito o consumo.
• Não segure o carro em subidas, com os pés na embreagem e no acelerador. Isso eleva o consumo de
combustível e estraga a embreagem. Não faça isso.
5. CUIDE DO CARRO
Fique em dia com a manutenção. Verifique velas, cabos de ignição e filtros de ar. Se a queima de combustível
não for bem-feita, haverá elevação de consumo.
6. TECNOLOGIA PARA ECONOMIZAR
• Modelos como Kwid, Gol, Uno e Mobi têm, no painel, mostradores que indicam o momento de trocar marchas. A função desse recurso é economizar combustível.
• Se o seu carro tiver start&stop, não desligue o sistema, mesmo que isso signifique ar-condicionado sem funcionar por muito tempo. O único objetivo desse recurso é economizar combustível. O start&stop está em alguns modelos mais básicos, como Uno 1.3 e Argo (qualquer versão).
• Para quem tem tecnologias como controlador de velocidade adaptativo, é uma boa hora de usá-las. O sistema freia e acelera o carro no tempo correto, sem ações bruscas, o que ajuda a economizar combustível.
7. AR QUENTE, AR-CONDICIONADO
O ar-condicionado aumenta o consumo de combustível. O aquecedor, que é útil em dias de frio, não. Porém, se for usar o aquecedor, não acione o botão do ar-condicionado.
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