Aprenda a tirar uma selfie com qualidade, recurso que ajuda a garantir a identidade do usuário em todas as operações financeiras
De forma prática e ágil, as carteiras digitais trazem diversas comodidades para o dia a dia das pessoas, como abertura de conta realizada de forma 100% online, pagamento de contas via pix ou boleto, recarga de celular e compra de gift cards, entre outras facilidades.
No entanto, para garantir maior segurança a todas as operações, o usuário precisa ficar atento à qualidade da selfie e da digitalização do documento de identidade enviados aos sistemas. Isso porque, de acordo com dados da consultoria Flexdoc, cerca de 84 mil fotos repetidas são usadas diariamente para tentativas de fraudes bancárias.
Nesse montante, estão imagens repetidas de documentos falsos, como o Registro Geral (RG) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de selfies já contestadas por algoritmos biométricos.
Confira 7 dicas para a selfie perfeita — e segura
Para garantir a proteção digital das contas online e prevenção de fraudes, Bruno Trigo, gerente sênior de risco da 99Pay, carteira digital da 99, dá seis orientações para a foto ideal para aberturas de contas digitais:
- Verifique se a área está bem iluminada;
- Evite sombras ou reflexos;
- Não use acessórios, como óculos escuros e bonés;
- Certifique-se de que seu rosto inteiro esteja enquadrado e olhe diretamente para a câmera;
- Mantenha a câmera do celular na altura do rosto para evitar distorções na imagem;
- Segure firmemente o celular para que a foto não saia tremida.
- Para tirar boas fotos do documento de identificação, retire-o do plástico protetor e coloque-o em uma superfície plana e com iluminação direta. Na 99Pay você pode utilizar RG, CNH ou RNE.
Verificação em várias etapas
Para garantir a segurança de todas essas operações, as carteiras digitais utilizam a biometria facial, sistema que analisa as características únicas dos rostos de cada indivíduo. A grande vantagem dessa tecnologia é verificar a identidade dos usuários e garantir a autenticidade das contas.
O recurso possibilita realizar esses processos de forma ativa — isto é, quando o usuário precisa cumprir alguns “desafios” para comprovar a sua identidade (como movimentar o rosto ou piscar).
Existe ainda a verificação passiva, que não requer nenhuma ação do usuário, mas que conta com um sistema de Inteligência Artificial analisando o fundo da foto, a tridimensionalidade do rosto e até mesmo as projeções de luzes sobre a pessoa.
99Pay: ainda mais segura
A 99Pay, a primeira carteira digital do setor de mobilidade, dispõe de um time de especialistas em segurança e fraude, que atua constantemente para minimizar os riscos inerentes ao setor. Recentemente, seu processo de abertura de conta foi atualizado para proteger ainda mais os seus usuários contra ameaças cibernéticas, como phishing, redes sociais falsas, vazamentos de dados, produtos falsificados, entre outros golpes.
Trigo explica que a plataforma utiliza tecnologias líderes no setor, associadas aos melhores parceiros do mercado, além de melhorias aos processos para aprimorar a segurança dos clientes. “Apesar disso, precisamos lembrar de que, no Brasil, golpes de engenharia social são os mais recorrentes, tornando o usuário o elo mais frágil dessa cadeia”, alerta o especialista