Perguntados sobre as experiências gastronômicas mais saborosas, os leitores apontam ‘Bixiga’, Centro de Tradições Nordestina e lugares com paisagem de encher os olhos
1º CANTINAS ITALIANAS DO ‘BIXIGA’
Em sua formação, o Bexiga recebeu vários povos e etnias. Com os muitos italianos, vieram da Itália comidas e restaurantes – e surgiram até receitas quem nem existem na Bota. Nessa mistura, o bairro virou símbolo de sabor. Ainda que em 2018 a Cantina Capuano tenha fechado as portas (era a mais antiga em funcionamento desde 1907), não há espaço para listar tudo de bom. Mas dá para destacar as tradicionais Conchetta, Montechiaro e C…Que Sabe. No ar, o perfume que exala das cantinas – nome que na Itália designa lojas de vinho – mistura-se ao aroma do pão italiano de centenárias padarias familiares, como Italianinha, 14 de Julho, São Domingos e Basilicata.
• Para mais informações, consulte os estabelecimentos.
2º LANCHE DE MORTADELA DO MERCADÃO
Famoso desde os anos 1990, quando “partici – pou” de uma telenovela, o sanduíche recheado de impressionante quantidade de mortadela é encontrado em vários lugares. Sua origem, porém, está ligada ao box Bar do Mané, que o criou no fim dos anos 1970. Em 1979, reporta – gem do Estadão já chamava atenção para o lanche. A notoriedade continua.
• Funcionamento do Mercadão: segunda a sábado, das 6h às 18h. Domingos e feriados, das 6h às 16h. Informações em oportaldomercadao.com.br.
3º RESTAURANTE NO TERRAÇO ITÁLIA
Bar e restaurante encravado no centro paulistano para quem, além da gastronomia e dos bons drinques, quer apreciar a imensidão do concreto da capital. Dia e noite a vista é inesquecível. O romantismo costuma se enre – dar ao cotidiano do local, tanto que os funcionários da casa estão habituados a testemunhar pedidos de casa – mento nos salões do restaurante principal.
• Consulte os horários do bar e do restaurante e faça reservas pelo telefone (11) 2189-2929. Informações em terracoitalia.com.br.
4º LANCHE DE PERNIL NO ESTADÃO
Visitar o Bar e Lanches Estadão é uma experiência gastronômica e boêmia. O lugar fica entre a Rua Major Quedinho e o Viaduto 9 de Julho, no centro, e tem esse nome porque entre 1953 e 1976 o endereço era vizinho da redação do jornal Estadão. O carro-chefe é o famoso sanduíche de pernil entregue aos clientes por funcionários sempre simpáticos.
• Funcionamento: de segunda a segunda, 24 horas. Informações em estadaolanches.com.br
5º COXINHAS DO VELOSO BAR
Caipirinha de tangerina com pimenta dedo-de-moça e coxinha de frango com catupiry para acompanhar, ou seria o contrário? A combinação perfeita, bem como várias outras, atrai desde 2005 muitos paulistanos e visitantes às concorridas mesas deste bar (e seu mais espaçoso armazém, na esquina). Ambos ficam em uma rua de paralelepípedos da Vila Mariana.
• Funcionamento: terça a sexta, a partir das 17h30; sábado, 12h30; domingo, 16h. A cozinha fecha à meia-noite de terça a sábado e às 22h no domingo. Informações em velosobar.com.br.
6º GASTRONOMIA E ARTE NO VISTA RESTAURANTE
Antes era só o descuidado prédio do Detran-SP. Agora, o projeto de Oscar Niemeyer é convidativo para visitantes do mundo inteiro ao abrigar o Museu de Arte Contemporânea da USP e, no topo do edifício, o restaurante Vista e o bar Obelisco. Gastronomia e paisagem apresentam-se de um jeito bem caprichado. Pratos, vinhos, drinques e ambiente? Tudo de primeira.
• Reservas e horários pelo telefone (11) 2658-3188. Programação musical e ingressos para shows em barobelisco.vistasaopaulo.com.br.
7º FESTIVAL GASTRONÔMICO NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA
Oportunidade interessante para entrar em contato com uma vasta quantidade de opções gastronômicas. Tem lugar para churrasco, comida japonesa, alemã e espanhola, acarajé, coxinha, porco no rolete, hambúrguer. Sem falar em doces e até cachaças. Neste 25 de janeiro de 2020, há festivais de pastel, paella e açaí. A praça de alimentação tem sugestões de muitos países.
• Consulte a programação em memorial.org.br.
8º A BOA MESA NO CENTRO DE TRADIÇÕES NORDESTINAS
Exemplar delicioso da doçaria pernambucana, a sobremesa em camadas de queijo chapeado, ba – nana frita na manteiga, açúcar e canela, conhecida como cartola, é só uma das atrações do Centro de Tradições Nordestinas. Além de respeitosa programação cultural, o espaço tem uma arena em que dez restaurantes ofere – cem receitas como baião de dois e carne de sol.
• Consulte horários e agenda de eventos no telefone (11) 3488-9400. Informações em www.ctn.org.br.