3 abril 2024 em Turismo

Reencontro do ponto turístico da capital com a população tem visitação gratuita e atividades culturais

Um dos cartões postais de São Paulo, o Edifício Martinelli chega ao seu centenário em 2024. Para celebrar, o projeto M100: Martinelli 100 Anos reabre espaços do prédio histórico à população, com visitas guiadas gratuitas e eventos culturais durante os 100 dias que antecedem a fase de restauração completa do edifício, que já foi o maior arranha-céu da América Latina.

Com início previsto para o segundo semestre, a reforma será realizada pelo Grupo Tokyo, vencedor da concessão pública para uso do prédio. A entrega do espaço 100% pronto e em funcionamento está prevista para o final de 2025.

Até junho deste ano, uma agenda gratuita aos fins de semana traz detalhes sobre a construção e história do edifício e apresenta a cidade de São Paulo em um terraço 360 graus, a 150 metros de altura.

As visitas são organizadas mediante retirada de ingressos gratuitos que podem ser acessados pelo link da bio do Edifício Martinelli no Instagram. Para garantir segurança, comodidade e aproveitamento das informações fornecidas pelo guia, são formados grupos de 50 pessoas, com visitas a cada 30 minutos.

Os 6.500 ingressos para a visitação no projeto dos 100 dias acabaram em quatro horas. Devido à alta demanda, novos ingressos serão disponibilizados semanalmente, às segundas-feiras, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Reencontro com a cidade

“Será a primeira vez na história que a visitação poderá ocorrer também em outros espaços além da cobertura, com destaque para o 25º andar, que contará não apenas com visitação, mas com espaços de exposição, gastronomia e cultura”, afirma o empresário Junior Passini, 39 anos, sócio do Grupo Tokyo ao lado de Rafael Guedes e Fábio Floriano.

A concessão foi vencida pelo grupo no segundo semestre de 2023 e o projeto M100 marca a fase transição com a SP Urbanismo sobre o que será o futuro de 3.800 m² de concessão.

O M100 teve início no dia 14 de março recebendo o público no encontro Cidade do Futuro, de inovação e negócios com a sustentabilidade, na Design Week e na Feira Rosenbaum, eventos de arte urbana tradicional e contemporânea, que movimentaram, um público diário de 2.000 pessoas no Martinelli.

“Eu nunca tinha vindo e estava ansiosa. Adorei o programa em plena segunda-feira e achei o máximo a vista da cidade”, diz Marcela Gradella, 42 anos, servidora federal.

A arquiteta Gislene Andretta, 47 anos, já conhecia alguns andares do edifício onde funcionam serviços municipais e o mirante. “Quando vim era só a vista. Agora temos bar e exposições. Com o tempo de permanência maior, começamos a ter percepção do lugar onde estamos e isso faz diferença.”

Segundo Passini, o projeto final prevê receber um milhão de pessoas por ano.

O espaço concedido será dividido da seguinte forma:

  • Térreo subsolo e térreo – 90% de uso concedido com café, bar e uma loja de design sobre a cidade de São Paulo, além de um museu
  • 25º andar – restaurante para 250 pessoas com mirante coberto e espaço para eventos
  • 26º andar – mirante a ceú aberto e observatório
  • 27º e 28º andares – bares e espaços para eventos

 

Serviço

 

Edifício Martinelli
Avenida São João, 35 – Centro Histórico de São Paulo
Informações e ingressos