30 abril 2024 em Urbanismo

Mudanças incluem fios enterrados, corredor e pontos de ônibus reformados e calçadas amplas e acessíveis

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta terça-feira (30/04) a 1ª fase das obras de requalificação da avenida Santo Amaro, no trecho entre a avenida Juscelino Kubitschek e a rua Afonso Braz.

O resultado é uma via mais bonita e com melhorias na área de mobilidade urbana, tanto para pedestres como para os veículos, nas redes de drenagem, saneamento e abastecimento e na valorização do comércio.

A via passa a contar com infraestrutura compatível com as demandas contemporâneas, ou seja, mais acessível, segura, funcional e atrativa para novos investimentos. Os recursos são de R$ 161,4 milhões, provenientes da Operação Urbana Faria Lima.

 

Melhorias

  • Reforma do corredor de ônibus
  • Renovação das paradas de ônibus
  • Enterramento de redes aéreas
  • Melhoria da infraestrutura subterrânea
  • Requalificação e reforma dos pavimentos
  • Ampliação do sistema de drenagem urbana
  • Nova iluminação pública com LED
  • Postes de concreto removidos
  • Passeios mais amplos e acessíveis
  • Melhorias na sinalização e acessibilidade universal
  • Novo projeto paisagístico

Estendendo-se pelas áreas de três subprefeituras (Santo Amaro, Vila Mariana e Pinheiros), a Santo Amaro é uma das principais vias arteriais de São Paulo, conectando a zona sul ao centro.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Ao longo dos anos, no entanto, passou por um processo de degradação, o que prejudicava o fluxo de pedestres e realçava o contraste estético com bairros vizinhos como Vila Nova Conceição, Moema, Vila Olímpia e Itaim Bibi, importantes polos econômicos da capital. Iniciada em julho de 2022, a modernização da avenida impacta diretamente cerca de 310 mil pessoas.

 

Linhas que voltam

Com a entrega da 1ª fase das obras, quatro linhas de ônibus voltam aos seus itinerários e atenderão o corredor da avenida Santo Amaro.

5111/10 Term. Sto. Amaro/Term. Pq. D. Pedro II
5131/10 Cid. Ademar/Pq. D. Pedro II
669A/10 Term. Sto. Amaro /Term. Princ. Isabel
7550/10 Term. Sto. Amaro/Metrô Sta. Cecília

 

Pavimento

O projeto de requalificação do pavimento da via levou em consideração as necessidades de segurança, durabilidade e funcionalidade. O pavimento flexível foi selecionado para o lado da calçada, destinado a veículos leves, a fim de facilitar futuras obras de manutenção de empresas prestadoras de serviços. Já o corredor de ônibus ficou com o pavimento rígido, propício para veículos pesados. Essa divisão promove uma distância segura entre os veículos pesados e os pedestres, garantindo maior segurança.

 

Áreas verdes

As áreas verdes foram expandidas, com 120 árvores plantadas de diferentes espécies, como ipê branco, ipê rosa, caroba, pau-cigarra, pau-viola, sibipiruna, quaresmeira, mirindiba-rosa e palmeira. Ao longo do trecho revitalizado, foram distribuídas mais de mil mudas de flores ornamentais nativas da Mata Atlântica, selecionadas por suas características ecológicas de florada e frutificação. Esse plantio forma um mosaico que não apenas embeleza o ambiente, como contribui para a promoção da biodiversidade e melhoria da qualidade do ar.

 

Abastecimento

A substituição completa das redes de esgoto e água resultará em maior eficiência no uso da água, reduzindo as perdas e modernizará os serviços prestados à população. Isso se deve à substituição das antigas tubulações de ferro e anilhas por tubulações modernas de Polietileno de Alta Densidade, um material rígido e resistente.

 

Comércio

Há 36 anos no setor de alimentação, o comerciante Osório Joaquim, de 58 anos, aprovou as mudanças. Ele espera que, com a avenida mais bonita e calçadas ampliadas, as vendas de sua lanchonete “Novo Sabor” aumentem. “O visual novo é impactante. Valeu a pena. Já tenho uma boa clientela e estou com muita esperança de que essa revitalização atraia novos consumidores”, diz Joaquim, que emprega 17 pessoas em seu estabelecimento.