10 maio 2026 em Assistência Social

Ação será realizada em 9 tendas e inclui distribuição de alimentos, cobertores, vacinação e ampliação das vagas de acolhimento

Com a previsão de queda brusca de temperatura nos próximos dias, a Prefeitura de São Paulo ativa neste domingo (10) as tendas da Operação Baixas Temperaturas (OBT) para reforçar o atendimento à população em situação de vulnerabilidade durante as noites mais frias. A ação inclui ampliação das equipes de abordagem social e abertura de 1.000 vagas emergenciais de acolhimento.

As tendas são ativadas sempre que a temperatura atinge 13°C ou menos, ou quando há sensação térmica equivalente. O funcionamento ocorre das 18h à 0h, com distribuição de sopa, pão, chocolate quente, chá, água e cobertores.

As estruturas também oferecem vacinação contra influenza, Covid-19, dupla adulto, SCR (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela e hepatite B. Os animais das pessoas atendidas podem receber avaliação clínica veterinária básica, vacinação antirrábica, implantação de microchip, emissão de RGA, administração de antiparasitários, curativos e atendimento para agravos leves e moderados. Casos graves são encaminhados a hospitais veterinários de referência.

Neste ano, a operação contará com nove tendas distribuídas pela cidade. Na região central, o atendimento será concentrado em uma única estrutura instalada na Praça Fernando Costa, ao lado do Parque Dom Pedro II. A medida considera o monitoramento dos fluxos e dinâmicas da população em situação de vulnerabilidade na área central.

Além das tendas, agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) que estiverem em patrulhamento noturno vão distribuir cobertores a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

A cidade conta atualmente com mais de 27 mil vagas distribuídas em 374 serviços da rede socioassistencial. Durante a operação, equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) intensificam as abordagens em diferentes regiões da cidade.

As equipes realizam encaminhamentos para acolhimento e orientam sobre o acesso aos serviços da rede socioassistencial, inclusive durante a madrugada. Nos casos em que a pessoa aceita o acolhimento, são oferecidos pernoite, banho, jantar e café da manhã. Quando o acolhimento não é aceito, há distribuição de cobertores e lanches.

A população pode solicitar abordagem social pela central 156, disponível 24 horas por dia, pelo portal SP156, pelo aplicativo SP156 ou pelo WhatsApp (11) 3230-5156. Não é necessário se identificar. Para agilizar o atendimento, é importante informar características físicas, roupas utilizadas e o local onde a pessoa está, com endereço, bairro e ponto de referência.

Endereços das tendas

Região Central – Sé
Praça Fernando Costa, ao lado do Parque Dom Pedro II

Região Sul
Santo Amaro – Praça Salim Farah Maluf
Capela do Socorro – Praça José Boemer Roschel

Região Norte
Santana – Rua Paineira do Campo, 943
Vila Maria – Praça Novo Mundo, Rua General Mendes, 111

Região Leste
Guaianases – Rua Capitão Pucci, 38
Itaquera – Avenida Musgo de Flor x Avenida Imperador
Canindé – Praça Kantuta, 924

Região Oeste
Lapa – Rua do Curtume x Guaicurus

Balanço de 2025

Entre abril e outubro de 2025, a Operação Baixas Temperaturas realizou mais de 1,8 milhão de atendimentos à população em situação de vulnerabilidade. As ações incluíram acolhimento emergencial 24 horas e distribuição de cobertores e alimentos durante o período de frio intenso.