9 junho 2026 em Direitos Humanos E Cidadania
Produtos doados passaram por triagem técnica antes da distribuição a 409 organizações da sociedade civil
Entre janeiro de 2025 e maio de 2026, o Banco de Alimentos da Prefeitura de São Paulo distribuiu 826 toneladas de alimentos para 409 organizações da sociedade civil cadastradas. As doações contribuíram para o atendimento de cerca de 16 mil famílias em situação de vulnerabilidade e evitaram o descarte de produtos próprios para consumo. Todos os itens distribuídos passaram por triagem técnica para verificar as condições de qualidade e segurança.
Diariamente, equipes da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento recolhem alimentos em estabelecimentos parceiros. Quando necessário, o transporte é realizado em veículos refrigerados. No Banco de Alimentos, os produtos são separados por categoria e encaminhados para avaliação. Os itens com embalagens íntegras e em condições adequadas são organizados para distribuição.
A triagem identifica e controla possíveis riscos relacionados aos alimentos, tema do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, celebrado em 7 de junho. O procedimento também contribui para reduzir o desperdício e ampliar o acesso a alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Durante as etapas que envolvem contato direto com os produtos, as equipes utilizam equipamentos de proteção, como luvas e toucas.
Na área de produtos secos, alimentos como arroz, feijão, macarrão, farinha, sal e açúcar são avaliados quanto ao prazo de validade, características sensoriais e condições das embalagens. Frutas, legumes, verduras, temperos e demais hortifrutis passam por inspeção para identificar sinais de deterioração, como mofo, odor de fermentação, partes excessivamente moles, manchas extensas ou perfurações profundas.
Carnes e outras proteínas também são submetidas à análise das condições das embalagens, cor, textura, odor e possíveis sinais de deterioração. A temperatura é monitorada durante todas as etapas do processo. Esses produtos, assim como parte dos hortifrutis, permanecem armazenados em câmaras frias até a distribuição.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Após a triagem, os alimentos considerados aptos para consumo são separados, pesados e distribuídos entre as organizações cadastradas. A retirada é realizada no Banco de Alimentos, na vila maria, com apoio de equipamentos para movimentação dos produtos.