22 junho 2026 em Mobilidade Urbana

Novo lote evitará a emissão de 45 mil toneladas de CO₂ por ano e reduzirá o consumo de 20 milhões de litros de diesel

A Prefeitura de São Paulo entregou neste domingo (21) um lote de 500 novos ônibus elétricos para o sistema municipal de transporte coletivo. Com a incorporação dos veículos, a capital passa a operar 1.759 ônibus elétricos, a maior frota do país.

Com os novos ônibus, a frota elétrica da cidade passa a ser composta por 1.570 veículos movidos a bateria e 189 trólebus.

A nova frota deixará de consumir aproximadamente 20 milhões de litros de diesel por ano e evitará a emissão anual de mais de 45 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂). A estimativa inclui ainda a redução de 110,6 toneladas de óxidos de nitrogênio (NOx) e de 0,93 tonelada de material particulado.

Segundo cálculos da administração municipal, o impacto ambiental equivale ao plantio de cerca de 3,2 milhões de árvores. Cada ônibus elétrico corresponde, em média, à absorção de carbono proporcionada por aproximadamente 6.400 árvores e evita a emissão de cerca de 87 toneladas de CO₂ por ano.

Com toda a frota elétrica atualmente em operação, a cidade deixa de emitir aproximadamente 130 mil toneladas de CO₂ por ano e reduz o consumo anual de cerca de 57 milhões de litros de diesel. O resultado acumulado equivale ao plantio de aproximadamente 11 milhões de árvores.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Distribuição dos veículos

O novo lote é composto por 22 ônibus do tipo mídi, 215 básicos, 159 padron de 13,2 metros, 64 articulados de 21 metros e 40 articulados de 23 metros.

Transição energética

A ampliação da frota elétrica integra a estratégia municipal de redução de emissões e melhoria da qualidade do ar, que também inclui ações de ampliação da cobertura vegetal, criação de Bosques Urbanos e expansão de áreas verdes.

Pelas regras adotadas para o sistema de transporte, os ônibus que atingem o fim da vida útil não podem mais ser substituídos por novos veículos movidos exclusivamente a diesel, o que acelera a migração gradual para tecnologias de baixa ou zero emissão.

Para viabilizar a renovação da frota, foi estruturado um programa de investimentos estimado em R$ 6,5 bilhões, com participação de recursos nacionais e internacionais. O lote entregue neste domingo também conta com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Conforto e tecnologia

Além dos benefícios ambientais, os novos veículos oferecem ar-condicionado, Wi-Fi, entradas USB e recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Do total entregue, 20 ônibus contam com câmeras integradas ao programa Smart Sampa. Com isso, a cidade passa a ter 74 veículos equipados com a tecnologia.

Os modelos elétricos também apresentam menor nível de ruído e vibração em comparação aos veículos movidos a diesel, característica apontada por motoristas e operadores como um dos principais ganhos para quem trabalha diariamente no sistema e para os passageiros.