25 setembro 2026 em Educação
Unidade receberá investimento de R$ 85 milhões e terá capacidade para atender 1,5 mil alunos
A Prefeitura vistoriou nesta sexta-feira (25) as obras do CEU Redondinhos Heliópolis, no Sacomã, zona sul da capital. A unidade reunirá educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de espaços para atividades esportivas e culturais.
Com investimento de R$ 85 milhões, o CEU está sendo construído na Avenida Anísio Espíndola Teixeira, em um terreno de 9 mil m² dentro do Conjunto Residencial Redondinhos. Terá capacidade para atender 1,5 mil alunos e contará com um Centro de Educação Infantil (CEI), uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), que também oferecerá EJA. O complexo terá piscina e quadra poliesportiva coberta.
As obras começaram em abril de 2026, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2027. O projeto foi doado pelo escritório do arquiteto e designer Ruy Ohtake (1938–2021) e busca integrar o CEU à arquitetura do conjunto residencial. Os últimos 120 apartamentos do Redondinhos foram entregues nesta sexta-feira. Leia mais aqui.
Acessibilidade e sustentabilidade
As edificações terão rampas, escadas e elevadores, conforme as características de cada unidade, além de sanitários, bebedouros e circulação acessíveis. O projeto também prevê piso tátil nos pontos de circulação.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!As coberturas das três unidades terão estrutura prevista para a instalação de placas fotovoltaicas. Os reservatórios foram projetados para permitir o reúso de água e retardar o escoamento das águas pluviais.
A implantação dos edifícios considera a orientação solar e a ventilação natural. A disposição dos blocos busca facilitar a circulação e criar espaços de convivência para a comunidade escolar.