Fomos buscar nos valiosos arquivos do caderno ‘Viagem’, do Estadão, o cardápio completo para que vocês passem um tempo bom juntos em lugares que têm tudo a ver com ele
Em dúvida sobre o que comprar para o seu pai? Fomos buscar nos valiosos arquivos do caderno Viagem, do Estadão, o cardápio completo para que vocês passem um tempo bom juntos em lugares que têm tudo a ver com ele. Se a pedida não for viajar (ainda), dentro de cada perfil – intelectual, louco por futebol, aventureiro… – abrem-se possibilidades para se inspirar e providenciar outros mimos. Ideias não faltam para o presente perfeito – onde “presente” é, antes de tudo, o agora; o tempo compartilhado.
VEJA TAMBÉM
INTELECTUAL
Seu pai sempre acha que você está lendo pouco (“sai desse celular um pouco, filho!”), nunca deixa de sugerir um livro novo (“é ótimo, depois me conta”) e não economiza nas citações nos almoços de domingo. Ele vai adorar um roteiro seguindo os passos do poeta Pablo Neruda pelo Chile. Outra opção é levá-lo a Londres, onde sobram referências literárias e culturais. Vida e obra de Charles Dickens (1812-1870), por exemplo, estão por toda parte. Indispensável, o Museu Dickens funciona na casa onde o autor viveu com a família e escreveu o clássico Oliver Twist. Na foto, Museu Charles Dickens, em Londres; Toby Melville/Reuters.
+++ O QUE MAIS?
Livros; discos de vinil; vitrola vintage; assinaturas: clube de livros, revista literária e de canal de streaming para ver bons filmes; uma nova poltrona de leitura; uma luminária bem especial; um passe livre para visitar o Masp o ano inteiro; uma caneca de louça bem exclusiva; DVDs clássicos – se ele for de DVD.
LOUCO POR FUTEBOL
Seu pai já deixou de ir em aniversários por causa de futebol, sabe a escalação da seleção de 70 e de quando seu time foi campeão numa época longínqua. Ele assiste a todos os jogos possíveis (muitas vezes, um no celular, outro na TV e outro no rádio). Para um programa pertinho de São Paulo, o Museu Pelé, em Santos, vai deixá-lo emocionado com as memórias das conquistas do Rei do Futebol. Outra boa opção para o fim de semana é o Rio: a Cidade Maravilhosa guarda o Museu da Seleção Brasileira, que relembra as conquistas da camisa canarinho, e também o palco sagrado do futebol, o Maracanã – dá para fazer um tour pelos bastidores do estádio. A ideia é uma viagem ainda mais especial? Nesse caso, leve-o a Barcelona – e confira o calendário para vocês assistirem juntos a um espetáculo jogo do Barça. Na foto, Messi e Suarez celebram gol no Camp Nou em jogo contra o Liverpool; Albert Gea/Reuters.
+++ O QUE MAIS?
Ingressos para ver juntos jogos do time dele; visitas a estádios que têm tour; biografias de grandes personagens do futebol; camisas e acessórios oficiais; livros de fotos; assinatura do pay per view; uma televisão nova com imagens incríveis.
‘BON VIVANT’
Seu pai até gosta de viajar, mas ele não quer saber de roteiros trabalhosos ou de perrengues no caminho. Leve-o para desfrutar do sossego de São Miguel dos Milagres, em Alagoas. A cerca de duas horas de Maceió, a praia é tranquila, tem boas pousadas e ótimos restaurantes. Outra opção é um roteiro pelas vinícolas da região de Bento Gonçalves, para comer e beber muito bem. A foto da praia do Toque é de Ricardo Freire. A da Pousada da Amendoeira, refúgio de sossego perto do mar, é de Adriana Moreira/Estadão.
+++ O QUE MAIS?
Cursos, oficinas e outros encontros culturais e gastronômicos; assinaturas de serviços de vinho, cerveja, café ou ingredientes especiais; experiências, como a reserva em um restaurante disputado ou uma noite em um bar muito bacana para provar drinques clássicos e conversar sem pressa; objetos de design; adega refrigerada ou simplesmente uma rede à sombra para ele fazer um pouco de nada.
FAMÍLIA
Não importa o destino: seu pai gosta mesmo é de estar em família. Pode trazer a avó, a tia, a namorada do primo, o cachorro e o papagaio. O que ele gosta mesmo é de ter todo mundo juntinho. Para uma viagem assim, as águas termais do Rio Quente, em Goiás, são ideais. Há muitas opções de hotéis, piscinas com águas quentinhas e um parque aquático que agrada até os adolescentes. Outra opção é curtir um cruzeiro Disney, com atrações para os menores, mas também boa gastronomia, praia e drinques para os mais velhos. A foto da aula de surfe no Hot Park é da repórter Bruna Toni/Estadão.
+++ O QUE MAIS?
Se ele gosta de receber no aconchego do lar, coisas para a casa estão em alta – de acessórios para um bom churrasco a jogos de tabuleiro, passando por um equipamento legal para fazer café. Pantufas quentinhas? Nada mal. Todo mundo é de casa.
AVENTUREIRO
Ele não gosta de ficar parado e sempre tem mil e uma ideias para convencer (ou ao menos tentar) os filhos a embarcar nas aventuras dele. Para um programa perto de São Paulo, leve-o a Brotas. A cidade tem atividade para toda a família e ótimos restaurantes. Seu pai é ainda mais atlético? Que tal pedalar com ele pela Rota da Cerveja em Blumenau (na foto)? O roteiro sempre termina com um brinde – e se você não consegue acompanhar o pique dele, uma van acompanha os ciclistas por todo passeio. A foto é de Adriana Moreira/Estadão.
+++ O QUE MAIS?
Novos equipamentos para fazer coisas ao ar livre (trilha ou andar de bicicleta, por exemplo); uma mochila incrível; um cantil charmoso; lindos bonés; óculos de sol resistentes; roupas e calçados esportivos que combinem com as atividades preferidas dele; uma bússola poderosa. Que tal um binóculo?
PRESENTE ARTESANAL
O espírito desta sugestão é um pouco diferente. Que tal pensar em algo igualmente cheio de significado, mas com um toque a mais porque será feito à mão? Prepare você mesmo presentes comestíveis (e bebíveis) para agradar seu pai no dia 11 de agosto. Acesse o caderno de receitas do Paladar em bit.ly/ presente-artesanal e veja como fazer conservas, drinques, molhos, geleias e até embutidos. Você vai se divertir fazendo e, sem dúvida, demonstrar o maior carinho por ele. Afinal, “cozinhar é um gesto de amor”.
Comments 1