Há pelo menos cinco anos, um grupo de amigos resolveu se reunir para compartilhar uma mesma paixão: os carros antigos. Desde então, eles se juntam todas as quintas-feiras, em um espaço na avenida José Maria Whitaker, no Planalto Paulista (zona sul), para exibir suas máquinas, na chamada Quinta Antiga. Além dos carros, há no local barracas de comida que vão de pastel a yakisoba.
O autônomo Ruy Izzi, de 43 anos, é um deles. Ele leva para lá seu Fusca, ano 1963, conversível. “Só existem uns dez desses rodando pelo País”, diz. Segundo Izzi, a família toda é fã do veículo da montadora alemã e hoje preservam outros cinco modelos. O veículo conversível, explica, tem uma longa história. “Esse carro era usado na fábrica aqui do Brasil quando executivos alemães a visitavam. Por isso, é conversível”, conta. Izzi calcula que o automóvel vale hoje por volta de R$ 200 mil. (Mário Rossit)
O empresário Hamilton Martinez, de 66 anos, já visitou a feira duas vezes. “Moro aqui perto e estou restaurando um Fusca 1977. Comecei a entrar na brincadeira”, diz.
Quinta Antiga: exposição de carros antigos. Av. José Maria Whitaker, 1.780, Planalto Paulista (zona sul). Qui. (18h30/23h30). Grátis
MUSEU DOS TRANSPORTES PÚBLICOS
A propósito: quem é aficionado por veículos antigos de transporte coletivo não pode deixar de visitar o Museu dos Transportes Públicos, no Canindé (zona norte da capital). Lá, o visitante encontra o primeiro bonde a circular no Brasil – no Rio de Janeiro, em 1859, e em São Paulo, em 1872 –, e até um carro que foi usado pelo então presidente de São Paulo (cargo equivalente ao de governador), Washington Luiz (1920-1924).
Ao todo, são sete veículos, 1.500 fotos e 1.500 livros, além de móveis, objetos e documentos sobre a evolução do transporte urbano.
Há quase 20 anos, Henrique de Santoro Júnior administra o espaço. Segundo ele, 1.500 pessoas visitam o local todo mês. “Esse prédio era de uma escola Senai, cujos aprendizes também atuavam na antiga CMTC [Companhia Municipal de Transportes Coletivos].” Montado em 1985, a partir de doações de colecionadores e instituições, o museu agora é mantido pela SPTrans. (Mário Rossit)
Museu dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla. Av. Cruzeiro do Sul, 780, 11 3315-8884. Canindé. Ter. a dom., 9h/17h. Grátis.
MAIS NO EXPRESSO ESPECIAL TÁXI
- Maquininhas em guerra, sorte do empreendedor
- O táxi que roda sem parar
- Viagens de táxi aumentam 24%, diz pesquisa
- Nissan dá desconto de até 30% para taxistas
- Especial táxi: carro limpo, cliente feliz
Comments 4