Com foco nas classes C e D, os conteúdos elaborados em parceria com a startup social Barkus têm como objetivo ajudar os brasileiros a lidar melhor com o próprio dinheiro, sair do endividamento e conhecer princípios de investimento
A partir desta semana, a 99Pay, primeira carteira digital lançada por uma empresa ligada à mobilidade urbana, oferece 100 mil bolsas para um curso de educação financeira, lançado em parceria com a Barkus, edtech social com o objetivo democratizar o acesso à educação financeira para jovens e adultos.
Os conteúdos das trilhas de conhecimento e ensino são baseados na realidade das pessoas das classes C e D, que vivem nas periferias e são as mais afetadas pelo atual cenário macroeconômico. Os critérios para a disponibilização do curso são baseados por geolocalização, a partir dos dados do Censo de 2010, que divide o município em quatro quartis de renda.
Neste projeto piloto, o curso começa com os usuários da 99 moradores das periferias da capital paulista. Os motoristas parceiros da 99 também terão acesso ao novo projeto da 99Pay, assim como os leitores do Expresso Na Perifa, que podem acessar o curso por aqui: https://rebrand.ly/barkus-i
Ampliando o acesso à economia digital — “A 99Pay quer ser um agente de transformação na vida das pessoas, democratizando o acesso à economia digital com responsabilidade, ferramentas e informações que auxiliem em seu planejamento financeiro”, explica Anselmo Baccarini, Head de comunicação para a 99Pay. “A parceria com a Barkus é mais um passo para quebrarmos barreiras e velhos conceitos que associam o conhecimento do mercado financeiro a pessoas engravatadas ou com muito capital”, acrescenta.
Um estudo divulgado pelo Datafolha em 2020 mostrou que 73% dos brasileiros procuram alguma pessoa íntima, como familiar ou amigo, quando precisa de ajuda nas decisões financeiras. Isa Lodi, Product Owner na Barkus, salienta que a resolução do problema da educação financeira no Brasil envolve soluções acessíveis e que criem intimidade com os usuários. “Por isso, criamos a Iara, aquela amiga próxima do Whatsapp, vem para traduzir o mundo das finanças pra gente como a gente”, acrescenta.
COMO FUNCIONA
→ O conteúdo da trilha de educação financeira é composto por vídeos, imagens e as próprias mensagens de WhatsApp;
→ O material do curso é compartilhado via WhatsApp, totalmente gratuito e ministrado pela Iara, a inteligência artificial da Barkus que cria identidade com o público;
→ A Iara traz exemplos do cotidiano e assuntos que permitem lidar com a vida financeira de maneira simples, direta e objetiva;
→ Ao final das quatro trilhas, os usuários recebem o certificado de conclusão da Barkus, além de descontos para corridas na 99.
4 FASES PARA APRENDER DE FORMA DIDÁTICA
Cada uma ajuda o usuário a desenvolver diferentes habilidades
- Ferramentas e formas de organizar o orçamento pessoal e familiar a partir das necessidades individuais e do autoconhecimento para o consumo
- Informações de como fazer uso inteligente do crédito
- Orientações sobre as diferentes formas de investimento para aumentar a renda, reduzir impactos inflacionários e criar uma reserva de emergência
- Introdução ao mercado de criptomoedas, que explica como, a partir da tecnologia de blockchain, os criptoativos também são um universo ao alcance de todos.